Como ocorre a calcificação no contexto da aterosclerose?

Índice

Como ocorre a calcificação no contexto da aterosclerose?

Como ocorre a calcificação no contexto da aterosclerose?

Segundo o especialista, as inflamações produzidas pela aterosclerose promovem o acúmulo de cálcio nos vasos sanguíneos. “Essa calcificação enrijece as paredes das artérias e pode provocar desde o seu entupimento até a sua ruptura, causando infarto ou AVC, por exemplo”, acrescenta o médico.

O que significa calcificação na aorta?

A calcificação ateromatosa da aorta é quando há um acúmulo de cálcio junto a uma placa de gordura, que ocorre principalmente em pessoas que têm o colesterol alto descontrolado, sendo esta a principal causa da calcificação da aorta.

Como acabar com calcificação nas artérias?

O que fazer para acabar com a calcificação nas artérias

  1. Parar de fumar.
  2. Tomar medicamento indicado pelo seu médico.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Ter uma dieta saudável.
  5. Controlar a pressão arterial.
  6. Controlar o colesterol.

Como acabar com a calcificação?

O tratamento normalmente indicado envolve a realização de algumas sessões de fisioterapia, utilizando muitas vezes a eletroterapia, para diminuir a inflamação e a dor dos tecidos ao redor, além de terapia com ultrassom, que também é capaz de reduzir a calcificação, com ótimos resultados.

Qual a causa da aterosclerose?

A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias. Muitos fatores contribuem para essa lesão, incluindo hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e níveis elevados de colesterol no sangue. A obstrução dos vasos sanguíneos resultante de aterosclerose é uma causa comum de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Qual a origem da calcificação arterial?

A calcificação arterial consiste principalmente em precipitates de sal do cálcio da apatite, similar ao hydroxyapatite, que é encontrado no osso. Há diversos factores de risco associados com a patogénese da calcificação vascular.

Será que a calcificação arterial é um processo degenerativo?

Por um longo tempo, pensava-se que a calcificação arterial pudesse ser o resultado de um simples processo degenerativo. Mas evidências recentes sugerem que mecanismos mais ativos estão envolvidos, possivelmente decorrente de lesão ou inflamação da parede do vaso.

Quais são as causas da arteriosclerose?

Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas. A aterosclerose é um tipo específico de arteriosclerose, embora ambos os termos sejam usados muitas vezes como sinônimos.

Postagens relacionadas: