Como ocorre a formação do basalto e do granito?

Índice

Como ocorre a formação do basalto e do granito?

Como ocorre a formação do basalto e do granito?

Magmáticas. ... O granito (abaixo) é uma rocha magmática intrusiva. Já quando o processo de formação da rocha magmática se dá pelo resfriamento rápido da lava expelida de um vulcão, é chamado de extrusão. Esse tipo de rocha é chamado extrusiva ou vulcânica, um tipo de rocha extrusiva é o basalto (abaixo).

Como o basalto se forma?

Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica. O magma que dá origem ao basalto é produto direto da fusão parcial do manto superior terrestre.

O que é basalto e para que serve?

- Basalto: é uma rocha ígnea eruptiva composta de diferentes minerais, como a augita, a magnetita, a hematita, a apatita e o quartzo. O basalto é uma rocha de extrema importância mundial, sendo utilizada na construção civil e na pavimentação de estradas de vários países.

Quais as características do basalto?

O basalto é uma rocha eruptiva, consolidada a partir do magma no exterior da crusta terrestre. Geralmente aparece em grandes extensões denominadas "rios de lava". É uma rocha básica, em geral melanocrática, de cor muito escura, de textura porfírica, muito pesada, dura, e rica em ferro e magnésio.

Quais são os tipos de basalto?

O basalto pode apresentar coloração e texturas diferenciadas. Por exemplo, os tipos holocristalinos tendem a mostrar textura pilotaxítica, subofítica ou ofítica. Os hipocristalinos são mais vitrofírica, variolítica, intersertal, intersticial ou hialopilítica.

Qual é a composição mineral do basalto?

Composição mineral dos variados tipos de basalto. Embora seja categorizado como rocha ígnea, também pode ser classificado segundo o ambiente tectônico onde está presente. Por exemplo, temos o MORB ( mesoceanic ridge basalts – basaltos de cadeia mesoceânica) que são carentes de elementos químicos incompatíveis.

Qual a origem das fibras de basalto?

A produção de fibras de basalto é uma indústria em expansão. O basalto é similar, em composição e origem, a rochas ígneas máficas como a diabase, o gabro e o andesito. O basalto também ocorre nas superfícies da Lua, de Marte e de Vênus, assim como em alguns meteoritos .

Qual a densidade dos basaltos?

Os basaltos apresentam em geral uma matriz de grãos muito finos, ou mesmo de vidro vulcânico, intercalada com grão minerais visíveis a olho nu, os fenocristais. A densidade média é de 2,8-3,0 g/cm 3 .

Postagens relacionadas: