Como se forma o grão de pólen das gimnospermas?

Índice

Como se forma o grão de pólen das gimnospermas?

Como se forma o grão de pólen das gimnospermas?

O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos, também conhecidos como cones. Já nas angiospermas, a produção ocorre nas flores, mais precisamente na parte chamada de antera.

Como ocorre a formação do grão de pólen?

A sua formação ocorre em estruturas reprodutoras especializadas da flor, as anteras, que quando sofrem deiscência libertam o pólen maturo para que este seja transportado até aos estigmas da mesma ou de outra flor. ... Dependendo das espécies, os grãos de pólen são libertados das anteras no estado bicelular ou tricelular.

Como ocorre a formação do gametófito feminino?

O gametófito feminino é formado pela mitose do núcleo do megásporo. O citoplasma do megásporo não divide, assim, o gametófito é uma grande massa polinucleada. Em seguida, surgirão membranas formando dois ou mais arquegônios (órgãos produtores de gametas femininos – as oosferas).

Qual é a relação entre o grão de pólen e a formação do tubo polínico?

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. ... Dessa forma, o grão de pólen garante a independência da água na reprodução, uma vez que não existe a necessidade de o gameta masculino nadar até o gameta feminino.

Qual é a estrutura que produz o grão de pólen?

O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames. O grão de pólen é essencial para a reprodução das gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura garante que os gametas masculinos cheguem até o gameta feminino por meio da sua germinação e do surgimento do: a) estigma polínico.

Como ocorre a formação do tubo polínico?

Cada grão de pólen contém uma célula vegetativa e uma célula geradora que se divide para formar duas células espermáticas. ... A célula vegetativa então produz o tubo polínico, uma protrusão tubular do grão de pólen, que carrega as células espermáticas dentro de seu citoplasma.

Qual a estrutura que produz o grão de pólen?

O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames. O grão de pólen é essencial para a reprodução das gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura garante que os gametas masculinos cheguem até o gameta feminino por meio da sua germinação e do surgimento do: a) estigma polínico.

Como é a reprodução do Pinheiro?

No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.

Como é o gametófito feminino?

Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.

O que impede a formação do tubo polínico?

As plantas que são autoestéreis geralmente inibem os grãos de pólen das suas próprias flores de desenvolverem tubos polínicos.

Como é produzido o grão de pólen?

O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos , também conhecidos como cones.

Como ocorre o crescimento de um grão de pólen?

Cada grão de pólen, aderido a uma abertura existente no óvulo, inicia um processo de crescimento que culmina com a formação de um tubo polínico, correspondente a um grão de pólen adulto (gametófito masculino adulto). No interior do tubo polínico existe dois núcleos gaméticos haploides, correspondentes aos anterozoides das pteridófitas.

Como ocorre a polinização do pólen?

Quando o grão de pólen chega até a parte feminina de uma planta, dizemos que houve a polinização, a qual pode ser feita por diferentes agentes. A partir disso, uma série de processos acontece, como a formação do tubo polínico, o transporte dos gametas masculinos (núcleos espermáticos) e a consequente fecundação da oosfera (gameta feminino).

Por que o grão de pólen é resistente?

O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução ...

Postagens relacionadas: