Como se classifica à tuberculose?

Índice

Como se classifica à tuberculose?

Como se classifica à tuberculose?

Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pulmonares. Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais. Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose. Outras doenças – os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatia não tuberculosa.

Qual a fisiopatologia da doença tuberculose?

Fisiopatologia. A resposta imune do hospedeiro elimina o agente; O sistema imune do hospedeiro não controla a replicação do bacilo, causando a tuberculose; O sistema imune do hospedeiro consegue conter o bacilo em granuloma, de forma latente.

Quais são os estágios da tuberculose?

A tuberculose pode ocorrer em 3 estágios:

  • Infecção primária.
  • Infecção latente.
  • Infecção ativa.

Qual o nome do processo patológico inflamatório que acontece no pulmão tuberculoso?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Quais as características que determinam a tuberculose como problema de saúde pública?

A tuberculose (TB) permanece sendo enorme desafio para a saúde pública. Apesar de existir grande conhecimento tecnológico da doença, outros fatores ainda impedem que se atinjam as metas propostas para o seu controle, como pobreza, desnutrição, a co-infecção com HIV.

Quais os tipos de tuberculose e seus sintomas?

Tuberculose pleural: atinge a pleura – membrana que recobre o pulmão –, provocando sintomas como falta de ar e dor geralmente unilateral. Tuberculose ganglionar: pode ser periférica ou profunda e afeta principalmente os linfonodos da região do pescoço, que podem inchar e formar pus.

Qual a função do granuloma na tuberculose?

Na formação do granuloma teremos a reação do agente etiológico e a resposta inflamatória do indivíduo. No bacilo da tuberculose temos três porções: protéica, lipídica e glicídica. É a porção protéica que determina antigenicidade, fazendo com que o indivíduo responda à sua presença. Há indivíduos reatores fracos, ...

Qual a morfologia do granuloma?

Morfologia do granuloma. Os granulomas se caracterizam pela presença de uma agregação de macrófagos morfologicamente alterados, eosinofílicos, adquirindo formato achatado e com os limites intercelulares pouco evidentes, sendo assim chamados de celulas epitelioides.

Qual a origem da doença granulomatosa?

Doença Granulomatosa Crónica fagócitos, constituindo cerca de 1-5% dos glóbulos brancos em circulação. Os monócitos, que entram nos tecidos, têm um tempo de vida longo, e transformam-se lentamente em células denominadas macrófagos ou células dendríticas, que ajudam a combater as infecções.

Qual o protótipo de uma inflamação granulomatosa?

O protótipo de uma inflamação granulomatosa é a tuberculose. Na formação do granuloma teremos a reação do agente etiológico e a resposta inflamatória do indivíduo. No bacilo da tuberculose temos três porções: protéica, lipídica e glicídica.

Postagens relacionadas: