Como ocorre a infecção viral do sarampo?

Como ocorre a infecção viral do sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Qual a fisiopatologia do sarampo?
Fisiopatologia. O sarampo é causado por um paramixovírus e é uma doença humana sem reservatório animal conhecido ou estado de portador assintomático. É extremamente contagioso; a taxa de doença secundária é > 90% entre as pessoas suscetíveis expostas.
Quem é infectado pelo sarampo?
Os seres humanos são os únicos infectados por esse gênero do vírus. É importante conhecer os sintomas e transmissão do sarampo, pois a doença é potencialmente grave e é necessário acompanhamento dos pacientes, principalmente porque o sarampo pode ser confundido com outras doenças.
Como é causada pelo vírus do sarampo?
A doença é causada pelo vírus do sarampo, do gênero Morbillivirus (MV), transmitido pela via respiratória.
Como se manifesta o sarampo?
Sintomas. O sarampo se manifesta inicialmente como uma infecção viral inespecífica, com febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta e conjuntivite. Essa fase inicial da doença chama-se pródromo e dura de 2 a 3 dias.
Quais são os casos de sarampo no Brasil?
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro. Sintomas e Sinais Febre alta, acima de 38,5°C;