Como acontece a lesão do LCA?
Índice
- Como acontece a lesão do LCA?
- O que ocorre do ponto de vista clínico na lesão do ligamento cruzado anterior?
- Como saber se o LCA está rompido?
- Quais os principais mecanismos de lesão do LCA ligamento cruzado anterior )? Explique estes mecanismos?
- O que significa lesão completa do ligamento cruzado anterior?
- Quais exercícios posso fazer com o LCA rompido?
- Qual o papel da fisioterapia no tratamento da lesão do LCA?
- Qual a causa mais comum de ruptura de LCA?
- Qual a causa da lesão do ligamento colateral?
- Quais são os sinais clássicos do LCA?
Como acontece a lesão do LCA?
Ouça em voz altaPausarA ruptura do ligamento cruzado anterior geralmente ocorre após um trauma torcional do joelho. O mecanismo mais comum ocorre quando o paciente roda o seu corpo e o seu pé permanece fixo no chão.
O que ocorre do ponto de vista clínico na lesão do ligamento cruzado anterior?
Ouça em voz altaPausarNo momento da lesão do ligamento cruzado anterior, o paciente geralmente consegue ouvir um estalido (barulho) no joelho, que é seguido de dor intensa, podendo ou não ocorrer inchaço algumas horas após o evento traumático.
Como saber se o LCA está rompido?
No momento que a lesão ocorre, ela pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
- Ouvir um estalo alto no joelho.
- Dor intensa e aguda com incapacidade para continuar a atividade.
- Edema no joelho, que piora após algumas horas do episódio.
- Uma sensação de instabilidade ou "falseio" no joelho.
Quais os principais mecanismos de lesão do LCA ligamento cruzado anterior )? Explique estes mecanismos?
Ouça em voz altaPausarO LCA é lesionado, na maioria das vezes, durante práticas esportivas. Os mecanismos mais comuns de lesão do ligamento ocorrem com rotação do joelho com o pé fixo no chão. O trauma pode ocorrer com contato direto do adversário, ou mesmo com rotação do joelho sem contato algum.
O que significa lesão completa do ligamento cruzado anterior?
Ouça em voz altaPausarA rotura total do ligamento cruzado anterior (ou rotura completa) ocorre quando todas as fibras do LCA são lesadas, provocando instabilidade no joelho.
Quais exercícios posso fazer com o LCA rompido?
Ouça em voz altaPausarExercícios de fortalecimento dos músculos da coxa (abdutores e adutores de quadril, extensão e flexão do joelho, agachamentos, exercícios no leg press e agachamento num pé só); Alongamentos que inicialmente devem ser realizados com ajuda do fisioterapeuta, mas que depois poderão ser controlados pela própria pessoa.
Qual o papel da fisioterapia no tratamento da lesão do LCA?
A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento da lesão do LCA. Diante da opção de tratamento conservador, a fisioterapia dispõe de recursos de eletrotermofototerapia, que são usados normalmente no início da reabilitação e tem como objetivo principal o controle do edema articular e a redução da dor.
Qual a causa mais comum de ruptura de LCA?
Entre os homens, no Brasil, a causa mais comum de ruptura de LCA é uma entorse do joelho durante um jogo de futebol. A lesão ocorre quando o corpo gira sobre o joelho estando o pé firmemente preso ao solo. Isso acontece num drible, por exemplo.
Qual a causa da lesão do ligamento colateral?
A lesão do Ligamento Colateral Medial pode ou não exigir procedimento adicional à reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior. O não reconhecimento e não tratamento de uma lesão associada do canto posterolateral (CPL) do joelho é uma causa comum de falha na reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior.
Quais são os sinais clássicos do LCA?
Em casos de lesão do LCA, alguns sinais clássicos podem ser observados, como o excessivo deslocamento anterior da tíbia, durante a realização do teste de gaveta, por exemplo.