Como se contrai a febre reumática?

Índice

Como se contrai a febre reumática?

Como se contrai a febre reumática?

A febre reumática é causada por uma reação do organismo, quando ele tenta se defender de uma bactéria que causa amigdalite (inflamação de garganta). Essa bactéria é chamada Estreptococo, e é muito parecida com componentes das articulações e das válvulas do coração do ser humano.

Qual a fisiopatologia da febre reumática?

Os mecanismos fisiopatológicos da febre reumática consistem na resposta inflamatória autoimune do corpo em relação aos estreptococos do grupo A. Essa reação decorre por conta de um mimetismo molecular, que consiste na semelhança química e estrutural entre alguns componentes patogênicos e do tecido acometimento.

Quais as consequências da febre reumática?

Entre as sequelas, a doença pode provocar artrite nas articulações, de quatro a seis semanas, nódulos na parte subcutânea da pele, e manchas na pele, além de acometer parte do cérebro, com uma alteração chamada de coreia. ”São movimentos incoordenados que, apesar de conscientes, são involuntários.

Como prevenir a febre reumática?

A prevenção da doença baseia-se no tratamento adequado da faringoamigdalite estreptocócica, preferencialmente com a penicilina G benzatina. Uma grande notícia é o recente desenvolvimento de uma vacina contra o Streptococcus sp.

Qual a finalidade do exame ASLO?

O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Portanto, ela serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria.

O que a febre reumática pode causar no cérebro?

Em um parte dos casos, as células de defesa podem atacar o cérebro. Essas situações se manifestam pela coreia, que consiste na execução de movimentos involuntários, falta de coordenação motora, falta de estabilidade para andar, alterações de comportamento, etc.

Quais exames são realizados para detectar a febre reumática?

O diagnóstico da febre reumática é feito pelo clínico geral, reumatologista ou pediatra com base na presença dos principais sintomas e exame físico do paciente e resultado de alguns exames de sangue que demonstram inflamação, como VHS e PCR.

Quando suspeitar de febre reumática?

MANIFESTAÇÕES DA FEBRE REUMÁTICA
DOENÇA FEBRILDOENÇA NEUROLÓGICA
Início 2-4 semanas após infecção por S. pyogenesInício 2-6 meses após infecção por S. pyogenes
Febre comumAfebril
Cardite clínica ou subclínicaCardite

Quais são os principais sintomas da febre reumática e qual deles é o mais grave?

Febre reumática
SintomasFebre, várias articulação dolorosas, movimentos musculares involuntários, eritema marginatum
ComplicaçõesDoença cardíaca reumática, insuficiência cardíaca, fibrilação auricular, endocardite infecciosa
Início habitual2 a 4 semanas após uma faringite estreptocócica; idade 5–14 anos

O que a febre reumática causa no coração?

Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.

Qual a segunda manifestação da febre reumática?

A simples presença de dor em uma ou mais articulações ou nas pernas e sem as outras alterações (inchaço e calor), não é um sinal da doença. A segunda manifestação da Febre Reumática é o comprometimento do coração (cardite) caracterizado por inflamação nas três camadas (na membrana que o reveste, no músculo e no tecido que recobre as válvulas).

Como Combater a febre reumática?

Os principais objetivos do tratamento para febre reumática visam destruir qualquer vestígio restante de bactérias estreptococos no organismo, bem como aliviar os sintomas, controlar a inflamação e prevenir episódios recorrentes de febre reumática. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como fazer o diagnóstico de febre reumática?

Diagnóstico de Febre reumática O especialista fará o diagnóstico de febre reumática com base em um exame físico e testes específicos. No exame físico, o médico procurará sinais de inflamação nas articulações, medirá a febre e examinará a pele em busca de nódulos subcutâneos.

Qual o tratamento das crianças com febre reumática?

Outro aspecto importante no tratamento das crianças com Febre Reumática é o repouso que deverá ser individualizado para cada paciente.

Postagens relacionadas: