Como conversar com uma pessoa cega?
Índice
- Como conversar com uma pessoa cega?
- Como o poder público e a sociedade podem ajudar os deficientes visuais?
- Como dizer que uma pessoa é cega?
- Como chamar os deficientes visuais?
- Quais as adaptações nas calçadas para deficientes visuais?
- Quais são as adaptações necessárias para facilitar o acesso e a mobilidade das pessoas com deficiência visual?
- Como os cegos vivem na sociedade?
- Quais são os exemplos de pessoas com baixa visão?
- Como ajudar pessoas com baixa visão e cegueira?
- Quais os benefícios do conhecimento sobre a baixa visão?
- Quais os recursos do aluno com baixa visão?
Como conversar com uma pessoa cega?
p) Se conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente, e nunca por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou melhor que você. Não evite as palavras “veja”, “olhe” e “cego”; use-as sem receio. As pessoas cegas também as usam.
Como o poder público e a sociedade podem ajudar os deficientes visuais?
Ao deficiente visual é necessário conceder as mesmas oportunidades de participação e inclusão social, de acordo com suas necessidades e condições, sem discriminações, contribuindo, assim, para a sua formação intelectual. O avanço tecnológico está propiciando a inclusão social dos cidadãos portadores de deficiências.
Como dizer que uma pessoa é cega?
Quanto à palavra cego, não há problema nenhum em seu uso. Para se referir à uma pessoa que não enxerga, usa-se “cego”.
Como chamar os deficientes visuais?
Deficiência visual caracteriza-se pela limitação ou perda da funções básicas do olho e do sistema visual. O deficiente visual pode ser a pessoa cega ou com baixa visão.
Quais as adaptações nas calçadas para deficientes visuais?
Para orientar pessoas com deficiência visual é importante também colocar os pisos táteis de alerta e direcional. Desta forma, você dá autonomia e segurança para que essas pessoas possam circular pela cidade. Este é o piso que direciona as pessoas com deficiência visual.
Quais são as adaptações necessárias para facilitar o acesso e a mobilidade das pessoas com deficiência visual?
Adaptações para deficientes visuais: o que não pode faltar
- Em espaços onde há circulação de pessoas, o ideal é que seja instalado o piso tátil, formando rotas que direcionem as pessoas a diferentes áreas, com saídas e outros setores;
- O piso tátil, inclusive, pode ser colorido, sabia?
Como os cegos vivem na sociedade?
Hoje em dia os cegos já trabalham, estudam, andam sozinhos pelas ruas, e tudo isso pode ser observado pela sociedade. Já melhorou bastante, mas ainda falta muito para a sociedade considerar o cego como pessoa.
Quais são os exemplos de pessoas com baixa visão?
No dia-a-dia, um dos exemplos é que as pessoas com baixa visão veem as pessoas, mas não as reconhecem. A maioria não necessita de bengala longa para locomoção, mas não enxergam os nomes dos ônibus ou das placas de rua; confundem obstáculos no chão tendo dificuldades para distinguir degraus, poças d’água e buracos.
Como ajudar pessoas com baixa visão e cegueira?
Apesar de a baixa visão comprometer grande parte da capacidade visual, alguns recursos podem ajudar para uma vida melhor. Grande parte desses recursos é promovida pela Fundação Dorina Nowill que desenvolve e divulga diversos projetos e eventos voltados para a inclusão social de pessoas com baixa visão e cegueira.
Quais os benefícios do conhecimento sobre a baixa visão?
Um dos grandes benefícios do conhecimento sobre a baixa visão é que mais pessoas passaram a estudá-la e criar soluções voltadas para esse público. Foi assim que nasceu o Projeto F123, um programa que transforma o computador que você tem em casa em um computador adaptado para quem possui baixa visão.
Quais os recursos do aluno com baixa visão?
Assim, o aluno com baixa visão deve ter acesso a todos os recursos que proporcionem a ele condições de aprender usando da melhor forma a visão que lhe resta (ou o seu resíduo visual). Mas que recursos são esses? Hoje vou falar apenas de alguns: os auxílios não ópticos, que são adaptações nos materiais didáticos e no ambiente da sala de aula.