Como acontece a formação do complexo de tradução?

Índice

Como acontece a formação do complexo de tradução?

Como acontece a formação do complexo de tradução?

A tradução é iniciada com a formação de um complexo de iniciação ao nível do codão de iniciação (AUG), que consiste na cadeia de mRNA, num tRNA com o anticodão complementar (UAC) e carregado com o primeiro aminoácido (metionina) (vide formação do complexo aminoacil-tRNA);e na ribossomal 40 S, ligados numa sequência de ...

O que acontece na primeira etapa da tradução?

Tradução: começo, meio e fim Iniciação ("começo"): nesta etapa, o ribossomo se junta ao RNAm e ao primeiro RNAt para que a tradução possa ter início. Alongamento ("meio"): nesta etapa, os aminoácidos são trazidos ao ribossomo pelos RNAt e são ligados entre si para formar uma cadeia.

Como se forma o Aminoacil RNAt?

A ligação de um RNAt com seu aminoácido específico é catalisada por uma enzima chamada sintetase do aminoacil-RNAt. A atuação dessa enzima se dá em duas etapas. Primeiramente, os aminoácidos reagem com ATP para formar um aminoacil-adenilato.

Qual o complexo de iniciação necessária para a tradução?

O complexo de iniciação necessário para a tradução, na síntese proteica, é formado a partir da ligação do RNA mensageiro (contendo o códon de iniciação) à subunidade menor do ribossomo, juntamente com o aminoacil-tRNA iniciador e a subunidade maior.

Quais são as etapas da tradução?

A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA’s que transportam os resíduos de aminoácidos.

Como é formado o complexo de iniciação?

O complexo de iniciação é formado pela subunidade ribossômica menor, o mRNA e o Met-RNA (um tipo especializado de tRNA iniciador ligado à metionina). O Met-tRNA tem hidrogênio ligado ao códon de iniciação AUG no mRNA.

Como funciona o processo de tradução do RNA?

Durante esse processo, o RNAm descola-se pelo ribossomo, enquanto o RNAt traduz as suas sequências de nucleotídeos em aminoácidos. Quando se encontra um códon de término (uma trinca que indica o fim do processo de tradução), o ribossomo libera a proteína produzida e suas subunidades separam-se.

Postagens relacionadas: