Como ocorre a ligação covalente dativa?
Índice
- Como ocorre a ligação covalente dativa?
- Quais as formas de representar a ligação covalente comum?
- Como posso identificar uma ligação molecular?
- O que é uma ligação covalente comum e com quem ocorre?
- O que é uma ligação covalente adicional coordenada dativa?
- O que são ligações iônicas de um exemplo?
- Qual a classificação das ligações covalentes?
- Qual é a ligação covalente do cloro?
- Qual é a ligação covalente do gás hidrogênio?
- Que tipo de ligação pode ocorrer entre átomos?
![Como ocorre a ligação covalente dativa?](https://i.ytimg.com/vi/ICBCeTyet1A/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBD0sN469pLVZG7cE1BzsGHpQZK4Q)
Como ocorre a ligação covalente dativa?
A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais.
Quais as formas de representar a ligação covalente comum?
Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:
- Ligação covalente simples.
- Ligação covalente dupla.
- Ligação covalente tripla.
- Ligação covalente coordenada ou dativa.
Como posso identificar uma ligação molecular?
As ligações covalentes, também denominadas ligações moleculares ou homopolares, são aquelas que ocorrem entre átomos de elementos eletronegativos, ou seja, com tendência de receber elétrons, estabelecendo uma ligação de compartilhamento de elétrons das suas camadas de valência.
O que é uma ligação covalente comum e com quem ocorre?
A ligação covalente ocorre quando dois átomos compartilham pares de elétrons a fim de adquirirem a configuração eletrônica de um gás nobre (com 8 elétrons na camada de valência ou com 2, no caso dos que apresentam apenas a camada K), segundo a regra do octeto.
O que é uma ligação covalente adicional coordenada dativa?
Ligação covalente dativa, também conhecida como ligação semipolar, ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os dois elétrons compartilhados provêm do mesmo átomo.
O que são ligações iônicas de um exemplo?
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
Qual a classificação das ligações covalentes?
As ligações covalentes são classificadas em: Ligações Covalentes e Ligações Covalentes Dativa.
Qual é a ligação covalente do cloro?
Na formação do gás cloro (Cl 2), há o compartilhamento de um elétron de cada átomo de Cloro: Ligação covalente dupla Neste tipo de ligação covalente, os átomos “dividem” dois elétrons de cada elemento buscando a estabilidade de ambos, de acordo com a regra do octeto.
Qual é a ligação covalente do gás hidrogênio?
Ligação covalente de formação do gás hidrogênio. Essa forma de representar as ligações químicas, em que os elétrons da camada de valência são colocados ao redor do símbolo do elemento como “pontinhos”, é chamada de fórmula eletrônica de Lewis. Nela, cada par de elétrons compartilhado em uma ligação covalente é representado por um “enlaçamento” ...
Que tipo de ligação pode ocorrer entre átomos?
Esse tipo de ligação pode ocorrer entre átomos diferentes, como no exemplo do HCl, ou entre átomos de um mesmo elemento, como os exemplos abaixo. Ao analisá-los, observe que essa maneira de representar a ligação, em que se representam os elétrons da camada eletrônica por bolinhas ou “x”, é conhecida como fórmula eletrônica de Lewis.