O que é isquemia-reperfusão descreva o processo?
Índice
- O que é isquemia-reperfusão descreva o processo?
- O que é lesão de reperfusão?
- Quais os fatores que levam a lesão por reperfusão?
- Como acontece uma lesão mitocondrial por isquemia?
- O que é uma lesão Isquemica?
- Quais são as consequências da reperfusão?
- Qual o conceito de reperfusão?
- O que é uma lesão isquémica?
- Qual a consequência da isquemia?
![O que é isquemia-reperfusão descreva o processo?](https://i.ytimg.com/vi/jadY2xNZvZE/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLB2GTpEpsOucrIEBA9G-DCT58PRMw)
O que é isquemia-reperfusão descreva o processo?
Isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial de um tecido, em que há comprometimento da oferta de substratos metabólicos, incluindo a glicose (COTRAN et al., 2000). Reperfusão é o termo utilizado para definir o restabelecimento do fluxo após um período de isquemia (EVORA et al., 1996).
O que é lesão de reperfusão?
A lesão de reperfusão, também chamada de lesão de isquemia-reperfusão, pode ser definida como o dano que ocorre em determinado tecido com a restauração do fluxo sanguíneo, após um período de isquemia(13).
Quais os fatores que levam a lesão por reperfusão?
Com o agravamento da lesão, os neutrófilos infiltram os tecidos onde enzimas e radicais do oxigênio podem causar lesão tecidual. Inflamação, trombose e fatores de crescimento -Es- tes são processos biológicos que podem influenciar o pro- cesso de isquemia-reperfusão.
Como acontece uma lesão mitocondrial por isquemia?
Usualmente, quando o tecido hepático é submetido a isquemia, ocorre diminuição da velocidade de consumo de oxigênio no estado 3 da respiração mitocondrial e aumento do consumo no estado 4. O estado 3 representa a capacidade de fosforilação mitocondrial e consequente produção de energia (fosforilação do ADP em ATP).
O que é uma lesão Isquemica?
A isquemia cerebral ou AVC isquêmico acontece quando há diminuição ou ausência de fluxo sanguíneo para o cérebro, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que chega ao órgão e caracterizando o quadro de hipóxia cerebral.
Quais são as consequências da reperfusão?
Apesar da revascularização sanguínea a um órgão isquêmico seja essencial para prevenir a irreversibilidade da lesão celular, a reperfusão pode agravar as lesões produzidas na fase isquêmica isolada. Assim, o dano celular induzido após reperfusão de um órgão isquêmico é denominado de lesão de isquemia-reperfusão (I/R).
Qual o conceito de reperfusão?
1. Reperfusão. Nome dado ao fenômeno do retorno sanguíneo a um órgão ou tecido depois de um período de isquemia (período em que falta oxigênio e entrega de nutrientes).
O que é uma lesão isquémica?
Isquemia. Conceito: Deficiência no aporte sangüíneo a determinado órgão ou tecido por diminuição da luz de artérias, arteríolas ou capilares.
Qual a consequência da isquemia?
A isquemia em uma parte do cérebro leva ao acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como "trombose" (embora nem sempre seja causada por trombos, pode ser também por estenose (estreitamento e/ou bloqueio de uma artéria). Nos membros pode causar gangrena e necessitar amputação. No pulmão pode levar a embolia pulmonar.