Como se forma a bolsa periodontal?

Índice

Como se forma a bolsa periodontal?

Como se forma a bolsa periodontal?

Bolsa periodontal é um espaço profundo (bolsa) anormal que se forma entre a gengiva e o dente, provocada por bactérias que se infiltram na raiz do dente abaixo da gengiva, e inicialmente provocam a gengivite (inflamação da gengiva) e posteriormente destroem a inserção da gengiva no dente e chegam ao osso, destruindo o ...

O que causa a doença periodontal?

A periodontite é a principal causa da bolsa periodontal O quadro é causado por um desequilíbrio do microbiota oral e, muitas das vezes, é resultado do acúmulo de placa bacteriana, ou o famoso tártaro.

O que podemos fazer para evitar a doença periodontal?

Como prevenir? Além dos cuidados básicos (escovar os dentes no mínimo três vezes por dia e usar fio-dental), desenvolva o hábito de observar a sua boca como parte da rotina de higiene.

Qual é o principal fator da doença periodontal?

A placa bacteriana é o principal fator etiológico da doença periodontal como foi demonstrado pelo trabalho clássico sobre gengivite experimental em humanos de Löe e colaboradores em 1965.

Quando a doença periodontal se instala?

Quando a doença periodontal se instala é possível que ocorram alterações devido a reação inflamatória crônica da doença periodontal na gravidez e possam surgir quadros clínicos de risco para a gestante e para o feto como parto prematuro, eclampsia, baixo peso e subdesenvolvimento fetal.

Como orientar os pacientes a respeito da doença periodontal?

Orientar os pacientes a respeito da patogênese da doença periodontal, sua etiologia e explicar quais são as consequências que esta doença pode promover aumentam a eficácia das mediadas preventivas para que o paciente possa ter maior consciência a respeito dos benefícios de manter bons hábitos de higiene bucal.

Como avaliar a doença periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Postagens relacionadas: