Quantas moléculas de ATP são produzidas na cadeia respiratória?

Índice

Quantas moléculas de ATP são produzidas na cadeia respiratória?

Quantas moléculas de ATP são produzidas na cadeia respiratória?

A energia liberada pelos elétrons de NADH e do FADH2 em sua passagem pela cadeia respiratória rendem, teoricamente, 34 moléculas de ATP.

Quantos NADH's são gerados na respiração celular aeróbica pela queima de uma molécula de glicose?

Então vamos fazer as contas: formamos 2 NADH na glicólise, 2 na entrada do piruvato na mitocôndria e 6 NADH no ciclo de Krebs. Portanto, para cada molécula de glicose que inicia a respiração celular, temos 10 NADH entrando na cadeia respiratória.

Como ocorre a produção de ATP?

Produção de ATP. Primeiramente, veremos como ocorre a produção de ATP. A molécula de ATP é formada por uma molécula de adenosina (base nitrogenada adenina + açúcar ribose) combinada a três radicais fosfato ligados em cadeia. A energia liberada pela quebra de nutrientes é temporariamente armazenada nas ligações da cadeia de fosfatos.

Quais são as moléculas que fazem parte da cadeia respiratória?

As moléculas de NAD, de FAD e de citocromos que participam da cadeia respiratória captam hidrogênios e os transferem, através de reações que liberam energia, para um aceptor seguinte. Os aceptores de hidrogênio que fazem parte da cadeia respiratória estão dispostos em sequência na parede interna da mitocôndria.

Qual a quantidade de moléculas de ATP produzidas nas mitocondrias?

O número de moléculas de ATP produzidas nas mitocôndrias é diretamente proporcional ao número de moléculas de a) glicose e gás oxigênio que atravessam as membranas mitocondriais. b) gás oxigênio consumido no ciclo de Krebs, etapa anterior à cadeia respiratória. c) glicose oxidada no citoplasma celular, na etapa da glicólise.

Como ocorre a recarga do ATP para a produção de ATP?

A recarga do ADP para a produção de ATP pode ocorrer tanto durante a fosforilação oxidativa (processo que ocorre na respiração celular) como na fotofosforilação (processo que ocorre na fotossíntese). Importante na revisão de ATP: A produção de ATP é considerada um anabolismo, pois é um processo de síntese de uma molécula.

Postagens relacionadas: