Como funciona a fosforescência?
Índice
- Como funciona a fosforescência?
- Qual é a diferença entre fluorescência e fosforescência?
- Como funciona a microscopia de fluorescência?
- Qual é a diferença entre luminescência e quimioluminescência?
- Onde encontramos esse fenômeno fluorescência no nosso Dia-a-dia?
- Qual é a substância fosforescente?
- Qual a diferença entre fosforescência e fluorescência?
- Como a fosforescência tem a ver com a queima?
- Como são usados os materiais fosforescentes?
Como funciona a fosforescência?
A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.
Qual é a diferença entre fluorescência e fosforescência?
Quando nos referimos a uma lâmpada, a palavra certa é fluorescente. Quando é uma coisa que brilha no escuro, o correto é fosforescente e florescente vem da palavra flor, de florescer. Não deixem de notar que em todas essas palavras, o s aparece antes do c!
Como funciona a microscopia de fluorescência?
Em um microscópio de fluorescência, a luz de um comprimento de onda específico é passada através de um condensador de microscópio especializado que focaliza a luz em um feixe muito estreito. Quando a luz atinge a amostra, os compostos luminescentes ficam excitados e começam a emitir luz.
Qual é a diferença entre luminescência e quimioluminescência?
Resposta: A quimiluminescência é luminescência onde a energia é fornecida por meio de reações químicas. ... A bioluminescência é luminescência causada por reações químicas em seres vivos; que é uma forma de quimioluminescência. Vagalumes brilham por bioluminescência.
Onde encontramos esse fenômeno fluorescência no nosso Dia-a-dia?
Esse fenômeno recebeu esse nome porque o elemento que foi estudado inicialmente com essas propriedades foi o fósforo. As aplicações dessa reação vão desde decalques de crianças que brilham no escuro, ponteiros de relógios, interruptores de lâmpadas, maquiagens de neon até bastões de iluminação e placas de emergência.
Qual é a substância fosforescente?
Um exemplo de uma substância fosforescente é o sulfeto de zinco. Quando o sulfeto de zinco é exposto a luz, os elétrons dos átomos se excitam migrando para níveis de energia mais afastados do núcleo.
Qual a diferença entre fosforescência e fluorescência?
Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz que ocorrem em baixas temperaturas, portanto são casos especiais de luminescência. A luz emitida por substâncias fluorescentes e fosforescentes é produzida em decorrência de saltos de energia sofridos por elétrons iluminados por luz visível ou ultravioleta.
Como a fosforescência tem a ver com a queima?
Os antigos observaram fosforescência na forma de um brilho emitido pelos oceanos durante a noite, e confuso este fenômeno com a queima do fósforo químico, mas, na verdade, fosforescência não tem nada a ver com a queima.
Como são usados os materiais fosforescentes?
Materiais fosforescentes são usados em interruptores elétricos e relógios a fim de torná-los visíveis em ambientes desprovidos de luz após as lâmpadas se apagarem, permitindo sua fácil localização ou inspeção. O processo também é usado em tubos de televisão, e em detetores de partículas elementares.