Como é produzido o ácido úrico?

Índice

Como é produzido o ácido úrico?

Como é produzido o ácido úrico?

O ácido úrico é um composto produzido normalmente pelo corpo, resultante do metabolismo de uma proteína chamada purina, presente em muitos alimentos. Essa substância é excretada pelos rins, pela bile e pelo intestino, e sua concentração pode ser medida no sangue e na urina.

Como ocorre a excreção do ácido úrico?

O ácido úrico é excretado principalmente por via renal. Apenas uma pequena parcela (1/3) é eliminada por via gastrointestinal. Não existe uma relação direta entre os valores séricos e os valores urinários.

Quando produzimos ácido úrico?

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico.

Quais são os sintomas do ácido úrico alto?

Sintomas de ácido úrico alto

  1. Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos;
  2. Dificuldade em movimentar a articulação afetada;
  3. Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual;
  4. Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.

Como eliminar o ácido úrico no corpo?

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

Qual o máximo de ácido úrico?

O limite normal de concentração de ácido úrico no sangue é de 6mg/dL.

Como é eliminado o ácido úrico?

O ácido úrico se forma em nosso organismo como resultado do metabolismo das purinas, que são tipos de proteínas encontradas em diversos alimentos. Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue.

Quais os sintomas da hiperuricemia?

Principais sintomas Dor nas articulações, especialmente nos dedos dos pés, mãos, tornozelos e joelhos; Articulações inchadas e quentes; Vermelhidão nas articulações.

O quê ácido úrico pode causar?

O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.

Qual é o limite de ácido úrico no sangue?

No sangue, o ideal é que a média do ácido úrico esteja entre 2,5 a 3 mg/dL para estar saudável. "Depende de pessoa para pessoa. Alguns ultrapassam essa média, mas o mais importante é não estar acima de 7 mg/dL".

Qual é a origem do ácido úrico?

O ácido úrico provém da degradação das purinas - Adenina e Guanina - dois dos nucleótidos que compõem o DNA e o RNA, sendo aproximadamente 85% de produção endógena e cerca de 15% resultante da metabolização das nucleoproteínas contidas nos alimentos.

Quais medicamentos são indicados para a produção de ácido úrico?

Além da alimentação pouco calórica, quando necessário, podem ser indicados medicamentos para inibir a produção de ácido úrico (alopurinol) ou para aumentar sua excreção (probenecide e sulfinpirazona). Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substância.

Por que o ácido úrico é quebrado?

Durante o metabolismo, as purinas, encontradas nos alimentos, são quebradas pela ação da enzima xantina oxidase, transformando-se em ácido úrico. O ácido úrico é um ácido fraco, que tem uma alta constante de dissociação, circulando no plasma (pH 7.4) principalmente na forma de urato, ligado à albumina.

Como aliar o excesso do ácido úrico?

Além de se hidratar bem, aliar a alimentação na luta contra o excesso do ácido úrico é uma boa estratégia. Karla explica que alguns alimentos que são alcalinizantes e que ajudam no processo de eliminação desse ácido. Veja 8 alimentos bons para controlar ácido úrico e procure inseri-los na dieta:

Postagens relacionadas: