Quais são as bases Púricas?
Quais são as bases Púricas?
Bases Nitrogenadas
- Bases Nitrogenadas. ...
- Adenina e guanina são classificadas como PÚRICAS, pois elas são moléculas compostas por dois anéis. ...
- Adenina faz par com a Timina, formando o par de bases A-T, e ocorre dupla ligação entre essas bases. ...
- Existem também as regras de Chargaff: ...
- O Açúcar – Desoxirribose.
Quais são as bases nitrogenadas presentes no DNA?
Observe as diferentes bases nitrogenadas presentes nos ácidos nucleicos. A uracila não está presente no DNA. As bases nitrogenadas possuem um ou dois anéis, que apresentam átomos de nitrogênio, e estão classificadas em dois grupos: as pirimidinas e purinas.
Como ocorre a ligação entre as bases nitrogenadas?
As bases A, T, C e G são encontradas no DNA. Mas no RNA, a base T é substituída pela U, ou seja, no RNA encontramos A, U, G e C. Elas sempre se organizam aos pares: Adenina com Timina (A-T) e Citosina com Guanina (C-G). No caso do RNA, a Adenina se liga à Uracila (A-U e C-G). Como ocorre a ligação entre as bases nitrogenadas?
Quais são as bases nitrogenadas?
Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
Quais são as bases do DNA?
Bases púricas ou purinas - adenina e guanina; Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila. Bases Nitrogenadas do DNA. O DNA é composto pelas seguintes bases: Adenina (A) e guanina (G), que são bases púricas. Citosina (C) e timina (T), que são bases pirimídicas.