Como acontece a polinização da acerola?

Índice

Como acontece a polinização da acerola?

Como acontece a polinização da acerola?

Como as flores de aceroleira não produzem néctar, não são atrativas para abelhas melíferas (Apis mellifera), sendo sua polinização realizada principalmente por abelhas do gênero Centris (GUEDES et al., 2011).

Qual abelha poliniza a acerola?

A aceroleira é eficientemente polinizada por abelhas da tribo Centridini, embora seja visitada por outros grupos de abelhas (Freitas et al. 1999; Oliveira & Schlindwein 2003; Ritzinger et al.

Como polinizar as flores da acerola?

Evite usar inseticidas na cultura para não prejudicar a ação dos polinizadores. A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira. Uma segunda aceroleira no ambiente tende a favorecer a polinização das flores.

Que cor é a flor da acerola?

A planta apresenta inflorescências formadas por duas a seis flores de coloração, que vai do branco ao rosa.

Quando a acerola dá fruto?

Produção Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. A planta pode registrar anualmente três ou mais safras concentradas, principalmente, na primavera e verão.

Porque as flores da acerola caem?

FLORES DA ACEROLEIRA CAEM ANTES DA FRUTIFICAÇÃO – Toda Fruta. RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. ... A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira.

Como fazer acerola produzir rápido?

Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.

Como é a flor da acerola?

As flores da aceroleira são monóclinas, com cálice composto por seis a sete sépalas, corola de cinco pétalas, nove a dez glândulas presentes na base, androceu com dez estames e gineceu com três a quatro pistilos e distribuem-se em cimeiras axilares com 3 a 13 flores nos ramos do ano anterior e do mesmo ano.

Quando é a florada da acerola?

A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão. Considerando que da floração à colheita do fruto decorrem apenas 21 dias, a acerola produz várias safras por ano, sendo que as variações climáticas influenciam bastante nos meses em que a safra se concentra.

Quais são as espécies da aceroleira?

Esta família possui cerca de 63 gêneros e 850 espécies, das quais cerca de 30 espécies fazem parte do gênero Malpighia, com ocorrência principalmente nas regiões tropicais do continente americano (JOLY, 1983; NAKASONE; PAULL, 1998). A classificação botânica da aceroleira é ainda um assunto bastante controver­ tido.

Quais são as regiões mais importantes para a produção de acerola?

Outros Estados, como Pará, São Paulo e Minas Gerais, situados nas Regiões Norte e Sudeste, também vêm-se destacando na produção de acerola.

Como plantar e colher acerola?

Aceroleira (Malpighia glabra) Aprenda a plantar, cuidar e colher acerola. A fruta com maior teor de vitamina C. O pé de acerola ou aceroleira é um arbusto típico dos trópicos. É de fácil cultivo e dá frutos o ano inteiro.

Por que a acerola é rica em antioxidantes?

Além disso, a acerola é rica em antioxidantes, como a vitamina C e a antocianina (pig­ mento de coloração vermelha presente na casca), e é um alimento de baixo valor ca­ lórico, características que têm valorizado o produto no mercado e provocado aumento de consumo.

Postagens relacionadas: