Quando ocorre a regência verbal?

Índice

Quando ocorre a regência verbal?

Quando ocorre a regência verbal?

Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

Como identificar a regência nominal?

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.

Quando ocorre a regência nominal?

Dessa forma, quando um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) pede um complemento necessariamente preposicionado, ocorre uma relação de dependência entre o termo regente (nome) e o termo regido (complemento nominal). ...

Quais os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Como identificar uma regência verbal?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

O que é regência nominal incorreta?

A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

Quais são os tópicos da regência verbal?

Aqui, vocês encontrarão alguns tópicos importantes sobre regência verbal. A regência é o estudo que envolve uma relação de dependência entre uma palavra ( verbo ou nome) e seus complementos. Essa relação pode ser expressa diretamente ( sem preposição) ou indiretamente ( com preposição).

Qual a diferença entre regência verbal e nominal?

Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.

Posso admitir mais de uma regência?

Há verbos que admitem mais de uma regência. Isso acontece porque existem verbos que podem apresentar mais de um valor semântico (sentido), proporcionando diferentes regências para esses significados. Por exemplo, o verbo assistir pode ser apresentado com quatro diferentes valores semânticos e uma regência específica para cada um deles. Veja: 1.

Quais são os verbos regentes?

Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos. Para entender melhor sobre esse assunto e não errar mais, confira abaixo alguns exemplos e suas respectivas explicações: Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).

Postagens relacionadas: