O que é o processo de reificação do trabalhador?

Índice

O que é o processo de reificação do trabalhador?

O que é o processo de reificação do trabalhador?

A reificação se manifesta pela relação do trabalhador com a sua própria atividade produtiva, porquanto, “[...] o homem é confrontado com sua própria atividade, com seu próprio trabalho como algo objetivo, independente dele e que o domina por leis próprias que lhe são estranhas” (LUKÁCS, 2003, p. 199).

O que é reificação em Marx?

No marxismo, o conceito designa uma forma particular de alienação, característica do modo de produção capitalista. Implica a coisificação das relações sociais, de modo que a sua natureza é expressa através de relações entre objetos de troca (ver fetichismo da mercadoria).

O que devemos entender por fetichismo?

O termo fetichismo deriva da palavra “fetiche”, oriunda do português arcaico, e que significa feitiço. Tal termo designava a prática de determinadas tribos africanas (da Guiné e da África ocidental) de divinizar animais e objetos inanimados.

O que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalho?

Grosso modo, o “Fetichismo da Mercadoria” caracteriza-se pelo fato das mercadorias, dentro do sistema capitalista, ocultar as relações sociais de exploração do trabalho, criando um valor de troca marcado por “sutilezas e manhas teológicas” (MARX, 1996) que fazem com que a mercadoria tenha “vida própria” e, ...

O que é a coisificação?

Redução de alguém à condição de objeto: coisificação do corpo feminino. Ação de coisificar, de atribuir aspecto ou forma de coisa a algo ou alguém.

O que é reificação na filosofia?

Significado de Reificação [Popular] Filosofia. Valorização excessiva de coisas, em detrimento de pessoas.

O que quer dizer a palavra ideologia?

sistema de ideias, valores e princípios que definem uma determinada visão do mundo, fundamentando e orientando a forma de agir de uma pessoa ou de um grupo social (partido ou movimento político, grupo religioso, etc.)

O que é ideologia na visão de Karl Marx?

No mesmo período histórico, Karl Marx cunhou uma conceituação crítica do termo ideologia, designando-o como uma falsa consciência sistematizada da realidade social, política e econômica, cujo objetivo é perpetuar a dominação da classe burguesa sobre trabalhadores por meio do falseamento da realidade. ...

Postagens relacionadas: