Como ocorre a produção de insulina?
Como ocorre a produção de insulina?
Nos mamíferos, a insulina é produzida nas células beta das ilhotas de Langerhans, no pâncreas. Esse processo acontece a partir da proinsulina e pela atuação de enzimas proteolíticas, denominadas de pro-hormônio convertases (PC1 e PC2).
Como é produzida a insulina no pâncreas?
A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas que se relaciona com o controle de glicose no sangue. A insulina é um hormônio proteico produzido no pâncreas, mais precisamente em grupos celulares chamados de ilhotas pancreáticas.
O que significa secreção de insulina?
A secreção de insulina é estimulada por substratos energéticos metabolizáveis pela célula B pancreática, sendo a glicose o secretagogo mais importante. A glicose é transportada para o interior da célula B por uma proteína integral de membrana, denominada Glut2.
Qual a conexão entre a insulina e o pâncreas?
Eles são segregados em um aglomerado de células presentes dentro do Pâncreas, que são bem conhecidas como ilhotas de Langerhans. A conexão básica entre o pâncreas e a insulina é que a insulina é um hormônio especializado produzido para regular os níveis de açúcar no sangue.
Qual a ação da insulina?
A ligação gera um sinal que garante um aumento da captação da glicose. Veja o esquema a seguir: A ação da insulina é antagônica à ação do glucagon.
Quais as células responsáveis pela produção da insulina?
Nas ilhotas, há células alfa e células beta, sendo essas últimas responsáveis pela secreção da insulina. As células alfa, por sua vez, relacionam-se com a produção de outro hormônio, o glucagon. A insulina está relacionada com o controle de glicose no sangue.
Qual o papel do pâncreas na diabetes?
Um pouco de desequilíbrio na produção de insulina pode levar ao problema da diabetes que requer imenso cuidado ao lidar com o controle dietético. Desempenhando um papel essencial nos sistemas endócrino e exócrino, o pâncreas tem um sistema funcional excepcional.