O que causa a peritonite?
Índice
- O que causa a peritonite?
- Como diagnosticar peritonite?
- O que é cirurgia de peritonite?
- Como é a dor no peritônio?
- O que causa inflamação no peritônio?
- O que causa o Pneumoperitonio?
- Que exame vê o Peritonio?
- Como diagnosticar peritonite bacteriana espontânea?
- O que é peritonite crônica?
- Qual é a bactéria que causa peritonite?
- Quais são os sintomas da peritonite?
- Por que a peritonite é uma patologia?
- Quais fatores podem levar ao desenvolvimento de uma peritonite?
- Quais as terapias para a peritonite?
O que causa a peritonite?
Lesões em órgãos abdominais seja por rupturas, lesões por traumatismos, complicações após cirurgias ou mesmo por inflamações são importantes causas de peritonite. Isto porque as lesões podem liberar conteúdos irritativos à cavidade abdominal, assim como provocar contaminações por bactérias.
Como diagnosticar peritonite?
Os principais sinais e sintomas da peritonite incluem:
- Dor abdominal ou sensibilidade na região abdominal.
- Inchaço ou distensão abdominal.
- Febre.
- Náuseas e vômitos.
- Perda de apetite.
- Diarreia.
- Pouca quantidade de urina.
- Excesso de sede.
O que é cirurgia de peritonite?
Cirurgia para a peritonite No caso de um paciente com um estômago ou um intestino perfurado, apêndice rompido, ou ferimento traumático aos órgãos abdominais, a cirurgia laparoscopic é geralmente a primeira linha de tratamento para reparar o tecido danificado, controla a fonte de bactérias, e toxinas existentes claras.
Como é a dor no peritônio?
A peritonite é uma inflamação do peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen e os órgãos que lá se encontram. É causada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas pode ser originada por um processo não infeccioso, como a perfuração do abdômen.
O que causa inflamação no peritônio?
A peritonite é inflamação do peritônio, tipicamente devido à infecção pelas bactérias ou pelos fungos. A infecção pode parecer tão aguda ou crônica e pode ser classificada quanto local (contido a uma área da cavidade peritoneaa) ou difundir (propagação durante todo a cavidade peritoneaa).
O que causa o Pneumoperitonio?
Pneumoperitônio espontâneo é atribuído a diversas causas, entre elas: torácicas como barotraumas, pneumotórax; causas abdominais dentre elas pneumatose intestinal, colecistite enfisematosa, peritonite bacteriana espontânea, microtraumas da transição esofagogástricas por vômitos e colites; causas ginecológicas que podem ...
Que exame vê o Peritonio?
O diagnóstico de câncer de peritônio pode ser feito pelo clínico geral através de exames de imagem como ultrassom, ressonância magnética, tomografia computadorizada e pet-scan, no entanto, para saber o estágio do tumor é necessário fazer uma biópsia, que pode ser realizada durante uma laparoscopia exploratória.
Como diagnosticar peritonite bacteriana espontânea?
O diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea se faz pela contagem de neutrófilos > 250/mm3 no líquido ascítico associado ou não ao crescimento de bactéria na cultura. As enterobactérias predominam como causa da infecção, sendo a Echerichia coli a bactéria mais freqüentemente isolada.
O que é peritonite crônica?
A peritonite é inflamação do peritônio, tipicamente devido à infecção pelas bactérias ou pelos fungos. A infecção pode parecer tão aguda ou crônica e pode ser classificada quanto local (contido a uma área da cavidade peritoneaa) ou difundir (propagação durante todo a cavidade peritoneaa).
Qual é a bactéria que causa peritonite?
PBE é particularmente comum na ascite causada por cirrose hepática. Essa infecção pode causar sequelas graves ou morte. As bactérias mais comuns que causam PBE são Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae gram-negativos e Streptococcus pneumoniae gram-positivos; geralmente apenas um único organismo está envolvido.
Quais são os sintomas da peritonite?
Sintomas de Peritonite Os principais sinais e sintomas da peritonite incluem: Dor abdominal ou sensibilidade na região abdominal Inchaço ou distensão abdominal
Por que a peritonite é uma patologia?
Antes de mais, convém destacar que a peritonite costuma ser uma complicação de um distúrbio intra-abdominal prévio, pelo que as suas manifestações, embora possam ser as primeiras a aparecer, geralmente juntam-se ou sobrepõem-se aos próprios sintomas da patologia causal.
Quais fatores podem levar ao desenvolvimento de uma peritonite?
Desta forma, existem inúmeros fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma peritonite, como doenças gastrointestinais, lesões na cavidade abdominal ou procedimentos médicos que levam à infecção ou irritação do peritôneo, provocando sinais e sintomas como dor e sensibilidade abdominal, febre, vômitos ou prisão de ventre, por exemplo.
Quais as terapias para a peritonite?
Entre estas terapias, estão a injecção de fluidos intravenosos, medicamentos para manter a pressão sanguínea a um nível adequado e o suporte nutricional (sonda nasogástrica). O tratamento inicial da peritonite requer injeções de antibióticos (cefotaxima, Cefriaxone, Cefocid, etc) ou medicamentos antifúngicos.