Onde e como o líquor é absorvido?

Índice

Onde e como o líquor é absorvido?

Onde e como o líquor é absorvido?

Através das aberturas medianas e laterais do IV ventrículo, o liquor passa para o espaço subaracnoideo, sendo reabsorvido principalmente pelas granulações aracnoideas que se projetam para o interior da dura-máter.

Qual o nome do tecido presente nesses ventrículos que produz o líquido cefalorraquidiano?

Produzido pelo plexo coroide e pelo epitélio dos ventrículos e espaço subaracnoide, o líquido flui dos ventrícuos através dos forames laterais e medial, preenchendo as superfícies cerebrais e espinhais dentro deste espaço.

Qual a composição do líquor onde se localiza onde é produzido é absorvido como circula funções?

É produzido nos plexos coroides dos ventrículos cerebrais e no epitélio ependimário, sendo que 70% do LCR é derivado de filtração passiva do sangue e secreção através do plexo coroide. As duas principais funções do LCR são relacionadas à homeostase: proteção e circulação.

Quando o líquor é produzido?

A produção do LCR se dá nos ventrículos cerebrais por estruturas conhecidas como plexo coróides. Esses plexos são redes vasculares formadas por capilares fenestrados e dilatados. Esses plexos secretam o LCR, nos ventrículos, canal central da medula e espaço subaracnóideo.

Como a hidrocefalia pode ser adquirida?

A hidrocefalia pode ser congênita ou adquirida. A forma congênita está presente no nascimento, mas pode ser identificada dentro do útero materno ou manifestar-se apenas ao longo dos primeiros meses de vida.

Qual a classificação da hidrocefalia?

Classificação . A hidrocefalia pode ser classificada de acordo com a causa do distúrbio: Hidrocefalia obstrutiva ou não comunicativa – quando há um bloqueio no sistema ventricular que impede a circulação do líquido cefalorraquidiano pelo encéfalo e medula espinhal.

Por que o encéfalo e a medula estão protegidos contra choques?

Consequentemente, o encéfalo e a medula estão contidos em cavidades ósseas e protegidos contra os choques por um almofadado de líquido envoltor. Esse almofadado é a pia-aracnoide, cujos interstícios estão cheios de um fluido tissular modificado, que se chama liquido cefalorraquidiano.

Postagens relacionadas: