Como se dá a formação dos lençóis freáticos?
Índice
- Como se dá a formação dos lençóis freáticos?
- O que é lençol freático e como ele é formado?
- Como ocorre o abastecimento dos lençóis freáticos e aquíferos no nosso país?
- Como identificar lençol freático?
- Onde fica o lençol freático?
- Como se dá a poluição do lençol freático?
- Como ocorre o ressecamento dos lençóis freáticos?
- Qual o tamanho do lençol freático?
- Como a destruição da vegetação afeta o abastecimento do lençol freático?
- Por que o lençol freático é importante para o abastecimento dos rios?
Como se dá a formação dos lençóis freáticos?
Lençóis freáticos são depósitos subterrâneos que se formam quando a água ocupa os espaços existentes entre os grãos que formam as rochas do solo, sendo chamados de zonas saturadas.
O que é lençol freático e como ele é formado?
Lençol freático é um reservatório subterrâneo de águas provenientes da chuva que se infiltram no solo por meio de rachaduras ou fissuras. Pode ser definido como um aquífero natural, em que o volume de água armazenada varia.
Como ocorre o abastecimento dos lençóis freáticos e aquíferos no nosso país?
A alimentação dessas formações é feita por meio da infiltração das águas da chuva, do mar ou até mesmo das nascentes dos rios, que adentram a superfície por meio dos poros e fissuras presentes no solo até atingir a zona saturada.
Como identificar lençol freático?
Na teoria, a técnica é bem simples. Basta segurar a forquilha, de madeira ou de outro material, com as palmas da mão para cima, fazendo uma pequena pressão para entortar as extremidades para fora. Quando a ponta da vareta se mexer é porque você está passando por cima de água subterrânea.
Onde fica o lençol freático?
Lençol Freático é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade e é abastecido pelas águas das chuvas, de onde se extrai boa parte da água para consumo e produção humanos.
Como se dá a poluição do lençol freático?
Lençóis freáticos localizados próximos a lixões ou a aterros sanitários irregulares (áreas que recebem lixo sem o devido controle) podem ser contaminados com fluidos provenientes do lixo, como o chorume. Ao infiltrarem-se no solo, esses fluidos alcançam os lençóis freáticos, contaminando-os com bactérias.
Como ocorre o ressecamento dos lençóis freáticos?
A despeito de ser possível interferir no curso normal da água subterrânea dos lençóis freáticos, esse ressecamento feito pelas bombas em parte do terreno, pode trazer muitos problemas, por exemplo, o afundamento da construção, desde rachaduras, quedas de muros e rompimento de tubulações, posto que o solo perde seu poder de sustentação natural.
Qual o tamanho do lençol freático?
Seu tamanho oscila em virtude do maior ou menor escoamento da água armazenada. Em casos de chuva ou degelo, o lençol freático aumenta seu volume. Por outro lado, quando ocorrem períodos de seca ou destruição dos solos, a água acumulada escoa para as nascentes, liquidando com o lençol freático.
Como a destruição da vegetação afeta o abastecimento do lençol freático?
Além disso, a destruição da vegetação e o processo de urbanização modificam o abastecimento do lençol freático, que deixa de receber água em virtude da dificuldade de penetração ao solo.
Por que o lençol freático é importante para o abastecimento dos rios?
Por ser o contato direto entre a água superficial e a água subterrânea, seu cuidado é fundamental para a qualidade dos recursos hídricos, visto que o lençol freático é um dos responsáveis pelo abastecimento dos rios.