Qual composto apresenta isomeria óptica?
Índice
- Qual composto apresenta isomeria óptica?
- O que é isomeria del?
- Quais os tipos de isomeria óptica?
- Qual o embasamento teórico para uma molécula apresentar isomeria óptica?
- O que é isomeria geometrica e óptica?
- Quais são os isômeros ópticos?
- Como o isômero pode ser submetido à luz polar?
- Como verificar se a molécula realiza atividade óptica?
Qual composto apresenta isomeria óptica?
Ouça em voz altaPausarIsomeria Óptica em Compostos Cíclicos Moléculas cíclicas, apesar de não conterem carbonos quirais, também apresentam assimetria molecular, portanto, também sofrem isomeria óptica. Para calcular o número de isômeros possíveis, é necessário considerar a existência do carbono quiral.
O que é isomeria del?
Ouça em voz altaPausarIsomeria é o fenômeno de dois ou mais compostos apresentarem a mesma fórmula molecular (F.M.) e fórmulas estruturais diferentes. Os compostos com estas características são chamados de isômeros (iso = igual; meros = partes). Vamos estudar dois casos de isomeria: a isomeria plana e a isomeria espacial.
Quais os tipos de isomeria óptica?
Ouça em voz altaPausarA isomeria óptica é um tipo de isomeria espacial, ou estereoisomeria, que estuda o comportamento das substâncias quando submetidas a um feixe de luz polarizada. Para entender melhor, leia o texto “Luz Polarizada”.
Qual o embasamento teórico para uma molécula apresentar isomeria óptica?
Ouça em voz altaPausarPara que uma molécula apresente isomeria óptica, é necessário que a substância seja composta por uma molécula assimétrica, o que a torna capaz de desviar a luz polarizada para a direita, chamada de dextrogiro (d), ou para a esquerda, chamada de levogiro (l).
O que é isomeria geometrica e óptica?
Ouça em voz altaPausarA isomeria espacial ou estereoisomeria acontece quando dois compostos apresentam a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem quanto a sua estrutura espacial. ... Existem dois tipos de isomeria espacial: a geométrica (também conhecida como cis e trans) e a óptica.
Quais são os isômeros ópticos?
Para entender melhor, leia o texto “ Luz Polarizada ”. Assim como em todo tipo de isomeria, os isômeros ópticos possuem a mesma fórmula molecular, mas são diferenciados por sua atividade óptica. Por exemplo, considere a molécula de ácido lático mostrada abaixo. Visto que ela não é simétrica, ela pode dar origem a dois tipos de ácidos láticos:
Como o isômero pode ser submetido à luz polar?
Um isômero opticamente ativo quando submetido à luz polar pode se comportar da seguinte forma: 1 A luz pode ser desviada para a direita. Nesse caso, essa substância é chamada de dextrogira, de dexter (direito em... 2 A luz pode ser desviada para a esquerda. Nesse caso, essa substância é chamada de levogira, de laevus (esquerdo em... More ...
Como verificar se a molécula realiza atividade óptica?
Um modo de verificar se a molécula de determinado composto realiza atividade óptica é por observar se a molécula possui algum carbono assimétrico (C*), isto é, que possui 4 ligantes diferentes.