Como se dá a formação do biofilme?
Índice
- Como se dá a formação do biofilme?
- Como o biofilme mineralizado?
- O que são biofilmes explique as fases de formação dos biofilmes nas superfícies?
- Qual a estrutura de um biofilme dental?
- Quais estão presentes no biofilme dentário?
- Como é formado o biofilme?
- Quais são as vantagens do biofilme?
- Qual a composição bacteriana em um dente?
Como se dá a formação do biofilme?
Os biofilmes são formados pela deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, formando uma matriz de exopolissacarídeos onde iniciam seu crescimento.
Como o biofilme mineralizado?
Estes biofilmes mineralizados, que conhecemos como cálculo, são formados por cristais de vários tipos de fosfatos de cálcio, desenvolvem-se acima ou abaixo da margem gengival livre (supra ou subgengival) como depósitos moderadamente duros, de cor branca, amarelada e/ou escurecida.
O que são biofilmes explique as fases de formação dos biofilmes nas superfícies?
O padrão de desenvolvimento de um biofilme envolve várias etapas: a adesão inicial à superfície, seguida da formação de microcolónias e, na maioria dos casos, a diferenciação das microcolónias em macrocolónias envolvidas numa matriz de exopolissacárido, formando biofilmes maduros (figura 1).
Qual a estrutura de um biofilme dental?
O biofilme dentário é constituído por microcolônias de células bacterianas distribuídas em uma matriz. Estão presentes no biofilme dentário: polissacarídeos, células epiteliais descamadas, leucócitos, enzimas, sais minerais, glicoproteínas salivares, proteínas, pigmentos e restos alimentares.
Quais estão presentes no biofilme dentário?
Estão presentes no biofilme dentário: polissacarídeos, células epiteliais descamadas, leucócitos, enzimas, sais minerais, glicoproteínas salivares, proteínas, pigmentos e restos alimentares. Evidenciou-se a presença de espaços ou canais de água entre as microcolônias bacterianas do biofilme.
Como é formado o biofilme?
A principal característica do biofilme é que ele é formado por anaeróbios, gram negativos, proteolíticos, e a maioria é de fusobactérias e espiroquetas.
Quais são as vantagens do biofilme?
As microcolônias podem apresentar um único microrganismo, entretanto, mais freqüentemente, são compostas por várias espécies bacterianas. O biofilme proporciona como vantagens para os microrganismos: proteção frente a fatores ambientais como os mecanismos de defesa do hospedeiro e proteção frente a substâncias potencialmente tóxicas.
Qual a composição bacteriana em um dente?
A composição bacteriana em uma área não é estática, variando de acordo com a idade do biofilme. Numa fase inicial, 15 minutos a 8 horas após limpeza adequada, o dente é colonizado por estreptococos e por alguns bastonetes Gram-positivos.