Como ocorre a síntese do colesterol?

Índice

Como ocorre a síntese do colesterol?

Como ocorre a síntese do colesterol?

A maior parte desse colesterol é convertido em sais biliares no fígado e armazenado na vesícula biliar. Quando uma refeição é ingerida, os sais biliares são excretados no intestino, onde ele dispersa pedaços macroscópicos de gordura em micelas microscópicas que podem ser atacadas pelas lipases.

Qual o destino do colesterol no organismo?

A função do LDL é transportar o colesterol pelo organismo. Ao chegar a seu destino, ele é depositado para reparar as membranas celulares. Assim, acontece um acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. Ao HDL cabe o papel de transportar o colesterol para o fígado, onde ele é fracionado e removido do organismo.

Qual é a via de excreção de colesterol?

Então, as principais vias de excreção do colesterol do corpo são: (1) conversão a ácidos biliares, no qual é excretado nas fezes, onde é formado o coprostanol (principal esterol das fezes) por ação microbiana; (2) secreção de colesterol na bile, no qual é transportado ao intestino para eliminação e, (3) uma fração ...

Como é a estrutura do colesterol?

C27H46O Colesterol/Fórmula

Por que o fígado sintetiza o colesterol?

O fígado é o órgão preliminar que sintetiza o colesterol. Aproximadamente 20-25% da produção diária do colesterol do total ocorrem aqui. O colesterol é sintetizado igualmente às extensões menores nas glândulas ad-renais, nos intestinos, nos órgãos reprodutivos etc.

Como a HDL leva o colesterol para o fígado?

A HDL leva o colesterol das células para o fígado, onde é processado e eliminado. Os trigliceridos são produzidos pelo fígado e encontram-se nos lacticínios, na carne e nos óleos para cozinhar. O risco de ter os valores de trigliceridos elevados aumenta se tiver excesso de peso peso e se tiver uma alimentação rica em gorduras.

Como ocorre a síntese do colesterol?

A síntese do colesterol começa com uma molécula do CoA do acetil e a uma molécula do acetoacetyl-CoA, que são desidratados para formar CoA de 3 hydroxy-3-methylglutaryl (HMG-CoA). Esta molécula é reduzida então ao mevalonate pelo reductase do HMG-CoA da enzima. Esta etapa é uma etapa irreversível na síntese do colesterol.

Por que o colesterol não entra nas artérias?

Já o LDL, conhecido como “ruim”, ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.

Postagens relacionadas: