Como ocorre a regeneração da cartilagem hialina?

Índice

Como ocorre a regeneração da cartilagem hialina?

Como ocorre a regeneração da cartilagem hialina?

No adulto, a regeneração se dá pela atividade do pericôndrio. Havendo fratura de uma peça cartilaginosa, células derivadas do pericôndrio invadem a área da fratura e dão origem a tecido cartilaginoso que repara a lesão.

Como é organizada a matriz cartilaginosa na cartilagem hialina?

A matriz da cartilagem hialina contém fibras colágenas do tipo II, glicosaminoglicanos (GAG), proteoglicanos e glicoproteínas multiadesivas. Na cartilagem hialina, os condrócitos estão distribuídos como unidades ou agrupamentos, denominados grupos isógenos, situados, cada um, em lacunas na matriz.

Como se dá a regeneração da cartilagem?

Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.

Porque a cartilagem e de regeneração difícil?

Basicamente, a cartilagem tem como função a absorção e redistribuição de impacto. Por estes motivos, este tecido tem pouca “reconstrução” natural (potencial regenerativo). Além disso, o fato de as cartilagens estarem ligadas ao amortecimento de impacto, torna mais difícil o isolamento de sua função.

Qual é a composição da matriz cartilaginosa?

A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Qual a característica da cartilagem hialina?

Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. ... Durante o desenvolvimento embrionário o esqueleto é formado por cartilagem hialina, gradativamente orientando a substituição por ossificação endocondral.

Como funciona a terapia regenerativa para reconstrução de cartilagem?

Trata-se de uma técnica realizada por vídeo, na qual a regeneração da cartilagem é estimulada através de micro-perfurações no defeito cartilaginoso. A cartilagem neo formada é rica em tecido fibroso (colágeno tipo I).

Por que a cartilagem não possui poder de regeneração?

Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.

Quais são os mecanismos de lesão da cartilagem?

Existem vários mecanismos de lesão da cartilagem: trauma direto, lesões repetitivas, utilização ou posicionamento incorreto das articulaçoes, fraturas, entorses, doenças degenerativas (osteoartrose) e inflamatórias da articulação (artrite reumatóide por exemplo).

Por que a cartilagem não é avermelhada?

Ela não tem fornecimento de sangue próprio e baseia-se na difusão de nutrientes oriundos osso. Por este motivo não é avermelhada, e sim branca. Se não houvesse a cartilagem articular, as superfícies ósseas iriam rapidamente se desgastarem devido ao atrito que ocorreria entre elas.

Por que as cartilagens são envolvidas?

As cartilagens (exceto as articulares e as peças de cartilagem fibrosa) são envolvidas por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra.

Postagens relacionadas: