Como diagnosticar tênia?

Índice

Como diagnosticar tênia?

Como diagnosticar tênia?

Um médico diagnostica a infecção intestinal por tênias através de descoberta de segmentos dos vermes ou de ovos em uma amostra de fezes. Em pessoas com cisticercose, os cistos no cérebro ou em outros tecidos podem ser observados em uma tomografia computadorizada (TC) ou em uma ressonância magnética (RM) .

O que a tênia causa no ser humano?

A teníase provocada por Taenia solium é considerada não letal, todavia, sua etapa larvária pode provocar cisticercose mortal. As espécies mais comuns de tênia adulta é o intestino delgado dos humanos infectados.

Quais são as formas de contágio da cisticercose?

Como se pega a cisticercose?

  1. Através de alimentos ou água contaminada com fezes de humanos portadores da tênia.
  2. Quando uma pessoa com tênia defeca no chão ao ar livre, ou em casinhas (privadas), libera esses ovos, que são levados pelo vento, contaminando as águas dos rios e fontes, as verduras, o pasto, etc.

Qual a principal forma de transmissão ou contaminação da doença cisticercose?

Como mencionado, a cisticercose é transmitida com a ingestão de ovos da tênia. Isso ocorre quando ingerimos alimentos ou água contaminada pelas fezes de seres humanos que possuem teníase.

Quais são os sintomas da Taenia?

Sintomas. Não há sinais específicos que indicam a presença da tênia, seja ela solium ou saginata, que apresentam o mesmo tipo de sintomas; a única forma de descobrir a infecção do parasita é pela expulsão dos proglotes. A taenia começa a apresentar sintomas após, no máximo, três meses de incubação, com problemas gastrointestinais.

Qual o ciclo de vida da tênia?

No Brasil, o complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde. O ciclo de vida da tênia pode ser resumido nas seguintes etapas: Os ovos da tênia são eliminados pelas fezes de humanos contaminados.

Qual é o diagnóstico da tênia?

Por isso há necessidade de um diagnóstico rápido da espécie de tênia que parasita um paciente e de seu tratamento imediato. O diagnóstico é feito, muitas vezes, pelo próprio paciente ao observar a expulsão de proglotes. Quando elas saem entre as evacuações e são encontradas nos lençóis ou na roupa íntima, trata-se de T. saginata.

Quais são os sintomas mais comuns de teníase?

Dor abdominal, náuseas, diarreia, perda de peso ou prisão de ventre são os sintomas de teníase mais frequentes. As crianças costumam ser mais sintomáticas que os adultos. Alguns pacientes parasitados podem passar anos sem saber que estão com solitária, até que, um dia, notam a presença das proglotes nas suas fezes.

Postagens relacionadas: