Como são as diatomáceas?
Índice
- Como são as diatomáceas?
- São exemplos de diatomáceas *?
- Como diferenciar as diatomáceas cêntricas das penadas?
- Como a frústula protege a diatomácea?
- Como são as diatomáceas onde são encontradas e quais são suas características?
- Onde encontramos as diatomáceas?
- Qual o pigmento das diatomáceas?
- Por que as diatomáceas apesar de unicelulares possuem um extenso registro fóssil?
- O que são Diatomitos para que podem ser usados?
- Qual o habitat da diatomáceas?
- Qual é a anatomia das diatomáceas?
- Qual o significado do termo diatomácea?
- Quais são as diatomáceas cêntricas?
- Como ocorre a reprodução dessas algas?
Como são as diatomáceas?
As diatomáceas são algas geralmente unicelulares que formam, por vezes, colónias. Possuem uma parede siliciosa perfurada, a qual constitui a carapaça do organismos. A carapaça, designada por frústula, é uma estrutura de forma variada constituída por duas valvas e peças intermédias de ligação.
São exemplos de diatomáceas *?
As diatomáceas são encontradas em todos os habitats possíveis. Além disso, são comumente presentes em água doce, água marinha e até mesmo em ambientes terrestres....Exemplos de diatomáceas de água doce:
- Denticula tenuis,
- Navicula pupula,
- Meridion circulare,
- Cymbella ventricosa,
- Melosira variens,
- Amorpha ovalis.
Como diferenciar as diatomáceas cêntricas das penadas?
Diatomáceas penadas: possuem simetria bilateral. Os cloroplastos das diatomáceas possuem clorofila do tipo a e c, que ficam mascaradas por carotenoides do tipo fucoxantina e xantofila. Diatomáceas penadas possuem dois cloroplastos, enquanto que as cêntricas apresentam vários.
Como a frústula protege a diatomácea?
Em geral, as diatomáceas não apresentam capacidade de movimento próprio, embora algumas espécies possam controlar o seu deslocamento pela contracção repetida da rafe, única região flexível dada a rigidez da parede celular siliciosa que constitui a frústula.
Como são as diatomáceas onde são encontradas e quais são suas características?
São microalgas que apresentam como principal característica uma frústula silicosa. Ocorrem em todos os ambientes, marinho, salobro, dulcícula e hipersalino e são encontradas em águas tropicais, temperadas e polares, são planctônicas ou bentônicas.
Onde encontramos as diatomáceas?
As diatomáceas são algas unicelulares, fotossintetizantes, encontradas em água doce e salgada de maneira solitária ou formando colônias. São muito importantes na composição do fitoplâncton, constituindo assim a base da cadeia alimentar.
Qual o pigmento das diatomáceas?
fucoxantina As diatomáceas são quase sempre autotróficas e possui em seu cloroplasto as clorofilas a e c o pigmento fucoxantina.
Por que as diatomáceas apesar de unicelulares possuem um extenso registro fóssil?
Acredita-se que as diatomáceas tenham surgido no planeta no período Cretáceo, onde se encontra uma grande diversidade no registro fóssil. ... As diatomáceas apresentam um revestimento em seu corpo chamado de frústula, uma carapaça formada por sílica. Ela é constituída por duas valvas que se assemelham a uma placa de Petri.
O que são Diatomitos para que podem ser usados?
Como absorvente - em inseticidas e fungicidas, em pilhas elétricas, na dinamite, em líquidos catalisadores, explosivos e outros produtos, bem como na ocorrência de derramamentos de produtos tóxicos. Como catalisador – a presença de diatomito acelera determinadas reações químicas.
Qual o habitat da diatomáceas?
As Bacillariophyceae são popularmente conhecidas como diatomáceas. O habitat das Bacillariophyceae são os ambientes marinhos, águas doces e terrestres úmidos.
Qual é a anatomia das diatomáceas?
Uma característica única da anatomia das diatomáceas, específica e distintiva deste tipo de algas, é apresentarem as suas células rodeadas por uma parede celular única, constituída por dióxido de silício (SiO 2 ), ou sílica opalina (dióxido de silício hidratado), designada por frústula.
Qual o significado do termo diatomácea?
O termo «diatomácea» deriva do grego clássico diá-tom-os 'cortado a meio', de diá, 'através' ou 'dividido'; e da raiz de tém-n-ō, 'cortar'), uma referência à presença em muitas das espécies de uma rafe que, quando observada ao microscópio óptico, aparenta ser uma comissura que divide a célula em duas metades.
Quais são as diatomáceas cêntricas?
Diatomáceas cêntricas: possuem simetria radial, cuja proporção superfície/volume é maior que as penadas e, por isso, flutuam com maior facilidade, se tornando abundantes em ambientes marinhos e lagos. Diatomácea cêntrica, do gênero Suriella.
Como ocorre a reprodução dessas algas?
A reprodução dessas algas ocorre principalmente por simples divisão celular, podendo ocorrer a reprodução sexuada em algumas populações de diatomáceas.