Quantos ATP são produzidos por uma molécula de glicose?
Índice
Quantos ATP são produzidos por uma molécula de glicose?
A glicólise é um processo que degrada a glicose em duas moléculas menores, sendo essencial para a produção de energia dos organismos. Ela é dividida em duas fases, uma de investimento energético e a outra de compensação energética. Ao final das duas etapas, o saldo é de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH.
O que é uma síntese de ATP?
ATP sintase é o nome genérico dado a enzimas que fornecem energia para o funcionamento das células através da síntese de ATP (trifosfato de adenosina) a partir de ADP (adenosina bifostato) e de fosfato inorgânico, utilizando para isso alguma forma de energia.
Quais as moléculas de ATP que iniciam a cadeia respiratória?
Cada molécula de NADH 2 que inicia a cadeia respiratória leva à formação de três moléculas de ATP a partir de três moléculas de ADP e três grupos fosfatos como pode ser visto na equação a seguir: 1 NADH 2 + ½ O 2 + 3 ADP + 3P 1 H 2 O + 3 ATP + 1 NAD. Já a FADH 2 formado no ciclo de Krebs leva à formação de apenas 2 ATP.
Quais são as moléculas que fazem parte da cadeia respiratória?
As moléculas de NAD, de FAD e de citocromos que participam da cadeia respiratória captam hidrogênios e os transferem, através de reações que liberam energia, para um aceptor seguinte. Os aceptores de hidrogênio que fazem parte da cadeia respiratória estão dispostos em sequência na parede interna da mitocôndria.
Qual a energia utilizada para a síntese de ATP?
Nas primeiras etapas da respiração celular (glicólise e ciclo de Krebs), parte da energia produzida na degradação de compostos é armazenada em moléculas intermediárias, as coenzimas, como o NAD+ e o FAD+. Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP.
Como a molécula de ATP pode ser estocada?
A molécula de ATP não pode ser estocada, ela precisa ser utilizada praticamente de imediato pela célula. Dessa forma, para o estoque de energia em longo prazo, a célula utilizará as moléculas de carboidrato e de lipídios.