Como ocorre a utilização e transporte do ácido graxo livre para mitocôndria?
Índice
- Como ocorre a utilização e transporte do ácido graxo livre para mitocôndria?
- Como ocorre o processo de digestão dos ácidos graxos?
- Qual o transporte de ácidos graxos para a mitocôndria?
- Como é possível produzir um ácido graxo?
- Quais são as estruturas dos ácidos graxos?
- Quais são os ácidos graxos de cadeia longa?
Como ocorre a utilização e transporte do ácido graxo livre para mitocôndria?
Os ácidos graxos são metabolizados dentro da mitocôndria. Os ácidos graxos de cadeia pequena (12 ou menos carbonos) entra livremente na mitocôndria. Os ácidos graxos com mais de 12 carbonos precisam ser transportados ativamente para dentro da mitocôndria associados à CoA e pela via da carnitina.
Como ocorre o processo de digestão dos ácidos graxos?
A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).
Qual o transporte de ácidos graxos para a mitocôndria?
Transporte de ácidos graxos para a mitocôndria. Os ácidos graxos só podem ser utilizados na produção de energia na mitocôndria, mas os Acil-CoA graxos não podem cruzar a membrana interna desta organela, sendo então convertidos a seus derivados acil-carnitina graxos, que o podem.
Como é possível produzir um ácido graxo?
O organismo animal não é capaz de produzir um ácido graxo, assim, eles só podem ser obtidos por meio do consumo de óleos e gorduras. Como os óleos e gorduras são triacilgliceróis (ou triglicerídeos, formados por três grupos ésteres ), os ácidos graxos são utilizados apenas quando as estruturas dos óleos e gorduras são quebradas.
Quais são as estruturas dos ácidos graxos?
Na figura acima, estão representadas as estruturas dos 3 tipos de triglicerídeos: saturado (ligação simples), monoinsaturado (uma ligação dupla) e poliinsaturado (duas ligações duplas). há ácidos graxos que contém apenas 1 carbono, como é o caso do ácido fórmico.
Quais são os ácidos graxos de cadeia longa?
Os AG de cadeia longa são predominantemente hidrofóbicos, sendo portanto altamente insolúveis em água. Os ácidos graxos esterificados compõem moléculas complexas como os triglicerídeos, são armazenados nas células adiposas e representam a principal reserva energética do organismo.