Como as variações da secreção de ADH afetam o volume e a concentração da urina?
Índice
- Como as variações da secreção de ADH afetam o volume e a concentração da urina?
- Quais os efeitos da aldosterona?
- Quem libera a aldosterona?
- O que a Glandula adrenal produz?
- Qual é o estímulo para a secreção do hormônio antidiurético?
- Quais são os estímulos para a secreção de renina?
- Como ocorre a secreção da renina renal?
- Como ocorre a ação da aldosterona nos rins?
- Como aumentar a síntese de sódio no córtex adrenal?
Como as variações da secreção de ADH afetam o volume e a concentração da urina?
Desse modo, o ADH garante aumento da concentração da urina, redução no seu volume, e diminui a osmolaridade do sangue por promover a reabsorção de água.
Quais os efeitos da aldosterona?
Segundo Melo, a aldosterona é um hormônio que é liberado pela suprarrenal para que haja a reabsorção de sódio, sal mineral. “É claro que a reabsorção de sódio acaba levando à reabsorção de água. Uma vez levando à reabsorção de água, acaba concentrando a urina e levando a água de volta para a corrente sanguínea.”
Quem libera a aldosterona?
Os principais locais de ação do sistema Renina- Angiotensina e Aldosterona são os vasos sanguíneos e os rins.
O que a Glandula adrenal produz?
A medula da suprarrenal produz noradrenalina e adrenalina, denominadas catecolaminas. 4 – A adrenalina e a noradrenalina são hormônios importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo, diante de condições de estresse, tais como emoções fortes, infecções, doenças graves, entre outros.
Qual é o estímulo para a secreção do hormônio antidiurético?
Dentre os estímulos que regulam a secreção, temos a concentração osmótica. Quando ocorre um aumento da osmolaridade do plasma, ou seja, fica mais concentrado, alguns sensores, conhecidos como osmorreceptores, percebem essa alteração, e, então, estimulam o hipotálamo a produzir o ADH, para corrigir tal alteração.
Quais são os estímulos para a secreção de renina?
Estas células do aparato justaglomerular são células modificadas na parede das arteríolas aferentes e são na verdade uma espécie de baroreceptor. Outros estímulos para a secreção de renina são alterações na concentração de sódio e cloreto, percebidos pela mácula densa, e estímulo simpático via enervação aferente no aparelho justaglomerular.
Como ocorre a secreção da renina renal?
A renina renal é sintetizada, armazenada e secretada pelas células justaglomerulares. Nos mamíferos, sua secreção ocorre por meio de três mecanismos, que podem apresentar-se de modo independente ou integrado:
Como ocorre a ação da aldosterona nos rins?
Como a ação da aldosterona é basicamente nos rins, é esperado que o principal estímulo para sua secreção venha dos rins. A percepção de uma menor pressão de filtração pelas células do aparelho justaglomerular nos rins leva a secreção de uma proteína proteolítica chamada renina.
Como aumentar a síntese de sódio no córtex adrenal?
Contudo seu principal efeito é de estimular a síntese e secreção de aldosterona pela zona glomerulosa do córtex adrenal. A aldosterona então irá aumentar a reabsorção de sódio, e atuar sinergicamente com o ADH e angiotensina II no sentido de aumentar a pressão arterial e o volume hídrico corporal.