Porque os insetos realizam ecdise?

Índice

Porque os insetos realizam ecdise?

Porque os insetos realizam ecdise?

Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.

Quais animais possuem exoesqueleto?

Animais que possuem exoesqueleto Entre os mais conhecidos animais que possuem exoesqueleto estão os artrópodes, aqueles animais que têm pés articulados, entre eles temos: as aranhas, os insetos, escorpiões, lagostas e caranguejos. Alguns moluscos, corais e outros organismos aquáticos, como os briozoários possuem o exoesqueleto.

Qual é a mudança do exoesqueleto?

O exoesqueleto, depois de secretado, impede o crescimento do animal, pelo fato de envolver todo o seu corpo e apresentar uma constituição rígida. A muda, ou ecdise, é um processo com controle endócrino (hormônio da muda ou ecdisona), que consiste na troca do exoesqueleto do animal por um mais amplo.

Qual o nome do exoesqueleto desses insetos?

Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso relacionado com a proteção contra predadores e a perda de água. Esse exoesqueleto, no entanto, é um grave problema quando o assunto é crescimento. Marque a alternativa que apresenta o nome do processo que garante o crescimento desses animais. a) Metamorfose.

Por que os moluscos apresentam exoesqueleto?

Alguns moluscos apresentam carbonato de cálcio formando as conchas, o que aumenta ainda mais a sua proteção. Os corais também apresentam exoesqueleto, que cresce verticalmente e forma os grandes recifes.

Postagens relacionadas: