O que é e como se desenvolve o fenômeno de resistência à insulina?
Índice
- O que é e como se desenvolve o fenômeno de resistência à insulina?
- Como é caracterizada a diabetes tipo 1?
- O que causa a resistência à insulina?
- Quais os sintomas da resistência à insulina?
- O que é Diabetes explique?
- Como funciona a glicose no pâncreas?
- Quais são as células do pâncreas?
- Qual o funcionamento do pâncreas?
- Qual a porção do pâncreas que desempenha uma função hormonal?
O que é e como se desenvolve o fenômeno de resistência à insulina?
A resistência à insulina acontece quando as células do nosso corpo passam a precisar de cada vez mais insulina para absorverem a glicose do sangue.
Como é caracterizada a diabetes tipo 1?
O diabetes mellitus tipo 1, assim como o tipo 2, é caracterizado pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, o que desencadeia uma série de complicações no organismo. Mas, nesse caso, a doença surge em geral na infância e na adolescência, traz sintomas como vontade urinar e perda de peso e tem origem autoimune.
O que causa a resistência à insulina?
Acredita-se que a resistência à insulina, se não for tratada, também pode aumentar o risco para outros problemas de saúde, como hipertensão arterial, colesterol sanguíneo e doenças cardiovasculares.
Quais os sintomas da resistência à insulina?
Sintomas mais comuns
- Fraqueza e fadiga.
- Ganho ou perda de peso de forma rápida (em especial na região do abdômen)
- Dificuldade de concentração.
- Inchaço e flatulência.
- Constipação ou diarreia.
- Náuseas e vômitos.
- Pressão alta.
- Candidíase.
O que é Diabetes explique?
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
Como funciona a glicose no pâncreas?
Como resposta, as células absorvem glicose intensamente, fazendo com que a sua concentração volte ao normal. Se uma pessoa fica sem se alimentar por várias horas, a concentração de glicose baixa. Nesse caso, o pâncreas passa a secretar o glucagon.
Quais são as células do pâncreas?
Um homem adulto apresenta, aproximadamente, um milhão dessas células em seu pâncreas. As células alfa são secretoras do hormônio glucagon, as células beta secretam insulina, as células delta secretam um hormônio denominado de somatostatina, e as células PP secretam polipeptídeos pancreáticos.
Qual o funcionamento do pâncreas?
O pâncreas é responsável pela produção de alguns hormônios como insulina, glucagon e somatostatina que controlam os níveis de glicose no sangue, e enzimas importantes como amilase, lipase e tripsina, que participam do processo digestivo.
Qual a porção do pâncreas que desempenha uma função hormonal?
A porção do pâncreas que desempenha uma função hormonal ou endócrina é formada pelas Ilhotas de Langerhans, que se constituem por dois tipos de células: as betas, responsáveis pela produção de insulina, e as células alfa, que produzem o glucagon.