Como se dá a regulação da fosforilação oxidativa?
Índice
Como se dá a regulação da fosforilação oxidativa?
Na fosforilação oxidativa a reação da citocromo c-oxidase, último passo da cadeia de transporte de elétrons, é irreversível e, logo, um dos pontos de regulação importantes desta via. Inicialmente o controle desta enzima ocorre pela concentração de seu substrato, o citocromo c reduzido (c2+).
Como ocorre o acoplamento Quimiosmótico?
Quimiosmose é o movimento de íons através de uma membrana seletivamente permeável, para baixo de seu gradiente eletroquímico. Mais especificamente, ela relaciona-se com a geração de ATP, pelo movimento de ions hidrogênio através da membrana durante a respiração celular.
Por que o gás oxigênio participe da fosforilação oxidativa?
Embora o gás oxigênio só participe da fosforilação oxidativa, na sua ausência também não acontece o ciclo de Krebs, razão pela qual dizemos que essas são etapas aeróbicas da respiração celular, enquanto a glicólise é uma etapa anaeróbica.
Quais são os tipos de fosforilação?
Outros consistem na produção de trifosfato de adenosina (ATP) por fosforilação do difosfato de adenosina (ADP). Um terceiro tipo de fosforilação ajuda a manter o equilíbrio de açúcar no sangue dentro do corpo e a promover processos metabólicos. Embora existam muitos outros tipos, abordaremos esses três com mais detalhes.
Quais são as reações irreversíveis da fosforilação?
Como já vimos, as poucas reações irreversíveis constituem potenciais pontos de controle das vias e são catalisadas por enzimas regulatórias sob controle alostérico. Na fosforilação oxidativa a reação da citocromo c-oxidase, último passo da cadeia de transporte de elétrons, é irreversível e, logo, um dos pontos de regulação importantes desta via.
Quais os métodos utilizados para verificar a fosforilação?
Existem vários métodos diferentes usados para verificar a fosforilação, incluindo a marcação de grupos fosfato com radioisótopos, o uso de anticorpos específicos para a proteína fosforilada e a espectrometria de massa.