Quais os estágios de desenvolvimento de Wallon?

Índice

Quais os estágios de desenvolvimento de Wallon?

Quais os estágios de desenvolvimento de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Como Wallon descreve a compreensão do desenvolvimento psicomotor?

Os movimentos infantis são um tanto quanto desorientados, mas a contínua resposta do ambiente ao movimento infantil permite que a criança passe da desordem gestual às emoções diferenciadas. Essa é fase do desenvolvimento psicomotor que possui maior participação de elementos do arco-reflexos.

Como ocorre o desenvolvimento infantil segundo Henri Wallon?

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON. A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. ... As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo subjetivo", por pelo menos três anos.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

É característica do estágio do personalismo para Wallon?

É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON: · predominância cognitiva.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Qual é a teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

O quê Piaget Vygotsky e Wallon têm em comum?

Principais semelhanças ente Piaget, Vygotsky e Wallon Os três eram sócio-interacionistas. Portanto, pensavam o homem como um ser social. Tinham formação acadêmica em outras áreas que não a educação. E deram contribuições valiosas à educação através das teorias psicogenéticas.

Qual a teoria de Wallon para desenvolvimento?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Quem foi Wallon e suas contribuições para a educação?

Henri Paul Hyacinthe Wallon foi filósofo, médico, psicólogo e político francês. Nasceu em 1879, em Paris e dedicou sua vida a pesquisa e observação da criança em ambiente escolar. Ele propôs o estudo do ser humano inteiro. Ou seja, não só na parte cognitiva, como também em questão da afetividade e motricidade.

Quais são as etapas do desenvolvimento de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam. No primeiro ano de vida, a função que predomina é a afetividade.

Qual é a teoria de Wallon?

A teoria de Wallon, também conhecida como teoria da pessoa completa, tem como característica fundamental a tentativa de explicar o ser humano de forma mais abrangente, muito embora reconheça que o desenvolvimento é um fenômeno altamente complexo, sobre o qual não temos total controle.

Qual é o raciocínio walloniano?

Ao longo do desenvolvimento, as reações emocionais vão se tornando cada vez mais provocadas por situações externas e pelos significados culturais construídos. Podemos exemplificar este raciocínio walloniano, no exemplo de um bebê que avista uma barata e tenta pegá-la, porque não nasceu com medo de baratas.

Postagens relacionadas: