Qual é a forma parasitária responsável pela transmissão da fasciolose?
Índice
- Qual é a forma parasitária responsável pela transmissão da fasciolose?
- Pode haver infecção acidental de humanos por fasciola hepatica sendo essa parasitose considerada uma zoonose?
- Qual o hospedeiro intermediário da Fasciola hepatica?
- Como é transmitida a Fasciola hepatica?
- Qual é a causa da fasciolose?
- Quais são os sintomas da fasciolose humana?
- Como é feito o tratamento da fasciolíase?
- Por que a fasciolose crônica é mais comum?
Qual é a forma parasitária responsável pela transmissão da fasciolose?
Fasciolíase é uma infecção causada pelo trematódeo Fasciola hepatica, que é adquirido com a ingestão de agrião contaminado ou outras plantas aquáticas. Trematódeos são parasitas achatados que infectam várias partes do corpo (p. ex., vasos sanguíneos, trato gastrintestinal, pulmões, fígado) dependendo da espécie.
Pode haver infecção acidental de humanos por fasciola hepatica sendo essa parasitose considerada uma zoonose?
Helminto trematódeo causador da fasciolose, uma zoonose pouco comum no homem. Os ovos (1) eliminandos pelas fezes, liberam na água miracídios, que infectarão caramujos do gênero Lymnaea (hospedeiros intermediários); no interior do molusco, o miracídio (100 mm) transforma-se em esporocistos e, depois, em rédias.
Qual o hospedeiro intermediário da Fasciola hepatica?
Os Limneídeos podem atuar como hospedeiros intermediários da Fasciola hepatica (Trematoda: Fasciolidae), trematódeo de grande importância econômica em áreas de criação de bovinos e ovinos.
Como é transmitida a Fasciola hepatica?
A Fasciola hepatica é transmitida para o homem a partir do consumo de água ou vegetais crus que contenham formas infectantes desse parasita, isso porque após a eclosão do ovo na água e desenvolvimento no caramujo, há liberação das formas infectantes que deixam a água e as plantas aquáticas, incluindo o agrião, ...
Qual é a causa da fasciolose?
A fasciolose, também chamada de fasciolíase, é uma parasitose causada pelo parasita Fasciola hepatica, e mais raramente Fasciola gigantica, que pode ser encontrado nos canais biliares de mamíferos, como ovinos, bovinos e suínos, por exemplo.
Quais são os sintomas da fasciolose humana?
Na imagem a seguir vemos uma paciente de 53 anos que demonstrou diversos sintomas da Fasciolose humana (Fasciola hepatica). Um dos exames utilizados neste caso foi a colangiografia trans-operatória, que evidenciou dilatação das vias biliares e defeitos de enchimento desta via biliar, também é possível visualizar a ausencia da passagem do contraste.
Como é feito o tratamento da fasciolíase?
Como é feito o tratamento. O tratamento da fasciolíase é orientado pelo médico, e inclui o uso de medicamentos antiparasitários como Bithionol por 10 dias em dias alternados, Deidroemetina por 10 dias ou Albendazol, apesar de terem sido descritos efeitos colaterais graves associados ao uso desse antiparasitário.
Por que a fasciolose crônica é mais comum?
Após esse tempo, irão alojar-se nos canais biliares, local onde irão atingir a maturidade sexual, reproduzindo-se assexuadamente, iniciando novamente o ciclo. O curso da doença nos ruminantes pode ser agudo ou crônico, sendo que a fasciolose crônica é mais comum.