Como ocorre o desenvolvimento do gametófito masculino nas gimnospermas?
Índice
- Como ocorre o desenvolvimento do gametófito masculino nas gimnospermas?
- Quem representa o gametófito masculino e feminino das gimnospermas?
- Qual é o gameta masculino das gimnospermas?
- Qual a importância das gimnospermas para o homem?
- Qual vegetal se encontra na fase gametofítica?
- Quais são os principais representantes das gimnospermas?
- Como é chamado o gameta masculino das plantas gimnospermas e angiospermas?
- Qual a fase predominante das gimnospermas?
- Como os gametas são formados?
- Como funciona a reprodução de gametas?
- Por que os gametas são idênticos?
Como ocorre o desenvolvimento do gametófito masculino nas gimnospermas?
O gametófito masculino, denominado de grão de pólen, é formado pela mitose dos micrósporos (haploides). Em algumas espécies, sua parede apresenta projeções em formas de asas, o que facilita a sua dispersão, que ocorre pelo vento, até alcançar o estróbilo feminino para polinizá-lo (polinização anemófila ou anemofilia).
Quem representa o gametófito masculino e feminino das gimnospermas?
Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.
Qual é o gameta masculino das gimnospermas?
A célula geradora divide-se, originando dois núcleos espermáticos, que se dirigem para o tubo polínico. Esses núcleos espermáticos são os gametas masculinos das gimnospermas.
Qual a importância das gimnospermas para o homem?
As gimnospermas são usadas como plantas ornamentais, para decorar jardins de casas, empresas, condomínios, clubes e etc. São úteis para indústria de papéis e móveis de madeira. É usado na produção de alguns alimentos como o sagu, e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes.
Qual vegetal se encontra na fase gametofítica?
As briófitas, como todos os grupos de planta, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações, ou seja, observa-se uma fase de vida gametofítica (haploide) e uma fase esporofítica (diploide). Na fase de gametófito, observa-se a formação de gametas, enquanto na fase de esporófito, vemos a produção de esporos.
Quais são os principais representantes das gimnospermas?
Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.
Como é chamado o gameta masculino das plantas gimnospermas e angiospermas?
Nesses grupos vegetais, essa estrutura permite o encontro do gameta masculino com o gameta feminino, agindo, dessa forma, na reprodução dessas plantas, o que garante a manutenção dessas espécies. → O grão de pólen é o gameta masculino das angiospermas e gimnospermas? Não pare agora...
Qual a fase predominante das gimnospermas?
Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.
Como os gametas são formados?
Os gametas são formados em estruturas especializadas denominadas gametângios. Quando ao tipo de gametas formados, pode-se falar em isogamia, heterogamia e oogamia. Na isogamia, os gametas são idênticos entre si, tanto quanto à forma e tamanho como quanto ao comportamento, sendo ambos móveis.
Como funciona a reprodução de gametas?
Com isso, a reprodução vegetativa de espécies sensíveis a essas doenças torna-se mais eficiente. Na reprodução sexuada, são formadas células especiais denominadas gametas, sendo que um gameta feminino une-se a um gameta masculino através da fecundação, dando origem a um zigoto.
Por que os gametas são idênticos?
Na isogamia, os gametas são idênticos entre si, tanto quanto à forma e tamanho como quanto ao comportamento, sendo ambos móveis. Na heterogamia, os gametas masculinos e femininos são móveis, porém, um deles, geralmente o feminino, é muito maior que o outro. Na oogamia, um dos gametas é grande e imóvel e o outro é pequeno e móvel.