Como ocorre o controle de glicose na corrente sanguínea?
Índice
- Como ocorre o controle de glicose na corrente sanguínea?
- Como o glucagon age no organismo?
- Qual o principal hormônio responsável pela diminuição da glicose no sangue?
- Quais são os dois hormônios que o pâncreas produz?
- Qual é a glândula endócrina e qual é o hormônio principal no controle da glicemia?
- Como é o controle da glicose no sangue?
- Como funciona a glicose sangüínea?
- Como funciona a glicose no corpo?
- Como ocorre o transporte da glicose?
Como ocorre o controle de glicose na corrente sanguínea?
A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis.
Como o glucagon age no organismo?
O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.
Qual o principal hormônio responsável pela diminuição da glicose no sangue?
A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e que atua na diminuição dos níveis de glicose no sangue, absorvendo e controlando a taxa de glicose pelas células. Assim, ela ajuda a evitar problemas de saúde como a diabetes ou hiperglicemia (aumento da taxa de glicose no sangue).
Quais são os dois hormônios que o pâncreas produz?
Células endócrinas. As células endócrinas constituem uma porcentagem muito menor das células no pâncreas. Essas células produzem os hormônios, insulina e glucagon, que regulam os níveis de glicose e os liberam diretamente no sangue. Os tumores neuroendócrinos de pâncreas começam nas células endócrinas.
Qual é a glândula endócrina e qual é o hormônio principal no controle da glicemia?
O pâncreas produz os hormônios insulina e glucagon, responsáveis pelo controle do nível de glicose no sangue.
Como é o controle da glicose no sangue?
O controle da concentração de glicose no sangue (glicemia) é realizado por dois hormônios produzidos pelo pâncreas: a insulina e o glucagon. O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função exócrina, secretando enzimas digestivas no interior do intestino, e também endócrina, secretando hormônios na circulação sanguínea.
Como funciona a glicose sangüínea?
Essa ação da insulina impede que a concentração de glicose no sangue (assim como as concentrações de ácidos graxos e de aminoácidos) aumentem substancialmente na corrente sangüínea. Desse modo, seu corpo mantém uma concentração constante de glicose sangüínea em particular.
Como funciona a glicose no corpo?
Como a diabetes é uma doença que afeta a habilidade do corpo de usar glicose, vamos começar vendo o que é glicose e como seu corpo a controla. Glicose é um açúcar simples que fornece energia para todas as células do seu corpo. As células captam a glicose do sangue e a quebram para obter energia.
Como ocorre o transporte da glicose?
O transporte da glicose ocorre por meio da difusão facilitada, processo no qual proteínas transportadoras são utilizadas. As proteínas transportadoras de glicose são conhecidas como GLUTs, e elas garantem o transporte de uma área com maior concentração de glicose para uma com menor concentração.