Como ocorre o processo de envelhecimento do cérebro?
Como ocorre o processo de envelhecimento do cérebro?
No entanto, uma diminuição da função cerebral com o envelhecimento pode ser o resultado de numerosos fatores que incluem alterações em substâncias químicas do cérebro (neurotransmissores), alterações nas próprias células nervosas, substâncias tóxicas que se acumulam no cérebro ao longo do tempo e alterações herdadas.
O que é envelhecimento cerebral?
O envelhecimento cerebral acompanha-se de alterações mentais e neuropatológicas superponíveis às da demência de Alzheimer (DA), levando a problemas de diagnóstico diferencial. Ainda não existe um marcador biológico seguro de DA e os testes psicométricos podem dar resultados falso-positivos ou falso-negativos.
Como ocorre o envelhecimento?
Durante o envelhecimento há uma diminuição na produção, liberação e metabolismo dos neurotransmissores. Além disso, ocorrem reduções nas concentrações de mensageiros secundários e de enzimas envolvidas nas transduções de sinais.
Como ocorre o envelhecimento das células nervosas?
O envelhecimento das células nervosas cerebrais (neurônios) se inicia ao redor dos 30 anos. Este processo leva a uma perda de células com conseqüente diminuição do peso do cérebro, que na terceira idade chega a pesar 10% a menos. Por outro lado há uma diminuição na irrigação sangüínea devido principalmente ao
Quais são as alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento?
Todas as alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento são consequencias de mudanças nos processos bioquímicos associados a estes sistemas. As alterações bioquímicas do SNC levam a mudanças fisiológicas, tanto a nível macroscópico quanto a nível microscópico3.1-3.3.
Como ocorre a degeneração dos nervos?
Essa degeneração também ocorre porque, conforme as pessoas envelhecem, o fluxo sanguíneo diminui, ocorre crescimento excessivo dos ossos próximos e há maior pressão sobre os nervos, ou ambos. Alterações relacionadas à idade na função podem tornar-se mais perceptíveis quando os nervos são lesionados por outro motivo (por exemplo, pelo diabetes).