Como ocorre a disseminação de sementes?
Índice
- Como ocorre a disseminação de sementes?
- Quais são os agentes de disseminação das plantas?
- Como os pássaros espalham sementes?
- Como ocorre a dispersão das sementes dos frutos?
- Quais os animais que podem disseminar sementes na natureza?
- O que são agentes dispersores?
- Como as aves espalham sementes pela natureza?
- Como a semente do coco e dispersa?
- Qual a finalidade da disseminação dos frutos e sementes?
- Quando ocorre a dispersão de sementes?
- Como ocorre a germinação da semente?
- Como ocorre a dormência das sementes?
Como ocorre a disseminação de sementes?
Essas sementes são lançadas ao solo junto com as fezes do animal e podem germinar. ... Nesse caso, o fruto ou a semente são transportados por águas correntes de chuva ou rios. Geralmente esse tipo de disseminação ocorre com sementes que possuem mecanismos de retenção de ar.
Quais são os agentes de disseminação das plantas?
- Vento (anemocoria): é o meio natural mais comum de dispersão. Algumas sementes apresentam estruturas especiais para disseminação, outras são tão diminutas e leves que são facilmente carregadas pelo vento, como, por exemplo, as sementes de dente-de-leão (Taraxacum spp.).
Como os pássaros espalham sementes?
Muitos pássaros carregam no intestino as sementes ingeridas junto com as frutas. Quando as fezes são depositadas em locais distantes, a semente, que sobrevive ao processo digestivo, germina. Com isso, as plantas se espalham por novos ambientes, apesar de estarem fixas ao solo.
Como ocorre a dispersão das sementes dos frutos?
A dispersão de frutos e sementes pode ocorrer pela ação do vento, da água ou dos animais. A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas. ... Quando a planta espalha sua semente sem a ajuda de nenhum elemento, dizemos que ela realiza autocoria.
Quais os animais que podem disseminar sementes na natureza?
Hoje, são os animais frugívoros – aves, mamíferos e peixes – que comem a polpa dos frutos, engolem as sementes e devolvem-nas à terra por meio das fezes. Assim, elas podem brotar e garantir a continuidade da espécie.
O que são agentes dispersores?
Os dispersores de sementes são organismos capazes de transportá-las para áreas distantes da planta-mãe, o que ajuda na distribuição espacial de uma espécie.
Como as aves espalham sementes pela natureza?
Ela voa com o pinhão no bico até outra árvore, onde vai comê-lo. Nesse trajeto, muitas vezes a ave derruba as sementes no solo e elas, ao germinar, renovam os pinheirais. Em alguns casos, as plantas estão melhor protegidas porque contam com vários animais para dispersar suas sementes.
Como a semente do coco e dispersa?
Na autocoria, a semente é liberada pela própria planta sem que seja necessária a interferência de nenhum fator externo. O coco é um fruto que apresenta um mesocarpo fibroso que retém ar. ... O coco apresenta um mesocarpo fibroso que auxilia na flutuação. Por isso, podemos dizer que sua dispersão é mais eficiente pela água.
Qual a finalidade da disseminação dos frutos e sementes?
A disseminação dos frutos e sementes tem por finalidade assegurar que o desenvolvimento de novas plantas não seja impedido pela competição com outros indivíduos, inclusive com os de sua própria espécie, por falta de espaço, de nutrientes, de luz, etc.
Quando ocorre a dispersão de sementes?
Esse espalhamento de sementes é chamado de dispersão ou disseminação. Quando ela é feita por animais, é chamada de zoocoria. A zoocoria também pode ocorrer sem estar relacionada à alimentação do animal. A lguns frutos, como o carrapicho, possuem estruturas que grudam facilmente no pelo de animais (e também na nossa roupa).
Como ocorre a germinação da semente?
Alguns ela desenterra para comer e outros não, propiciando a germinação da semente. Esse espalhamento de sementes é chamado de dispersão ou disseminação. Quando ela é feita por animais, é chamada de zoocoria. A zoocoria também pode ocorrer sem estar relacionada à alimentação do animal.
Como ocorre a dormência das sementes?
A dormência é um processo de evolução das espécies vegetais em relação aos fatores ambientais, sendo que, com isso, conseguem distribuir a germinação de suas sementes ao longo do tempo. Para o homem, a dormência das sementes não é viável, pois impede a germinação uniforme e contribui para o aparecimento de plantas daninhas.