Em quais plantas ocorre o crescimento secundário?
Índice
- Em quais plantas ocorre o crescimento secundário?
- Quais tecidos podemos encontrar no caule secundário de uma planta?
- O que é crescimento primário e secundário das plantas?
- Qual a diferença entre o crescimento primário e o secundário?
- Qual é o crescimento secundário da raiz?
- Como ocorre o crescimento secundário em algumas espécies?
- Como ocorre o crescimento primário e secundário nas plantas?
Em quais plantas ocorre o crescimento secundário?
O crescimento secundário ocorre em muitas dicotiledóneas e gimnospérmicas, mas não se verifica nas monocotiledóneas.
Quais tecidos podemos encontrar no caule secundário de uma planta?
Estrutura Secundária Como na raiz, a estrutura secundária do caule é formada pela atividade do câmbio vascular, que dá forma os tecidos vasculares secundários, e do felogênio que dá origem ao revestimento secundário - periderme.
O que é crescimento primário e secundário das plantas?
Em resumo, o meristema primário é responsável pelo crescimento em comprimento da planta — altura e profundidade —, enquanto o me- ristema secundário (e uma parte do primário) promove o crescimento em espessura — alargamento.
Qual a diferença entre o crescimento primário e o secundário?
Outra diferença entre o crescimento primário e o secundário é que o crescimento primário é o resultado da divisão celular nos meristemas primários, enquanto o crescimento secundário é o resultado da divisão celular nos meristemas secundários. O infográfico abaixo mostra mais detalhes sobre a diferença entre o crescimento primário e o secundário.
Qual é o crescimento secundário da raiz?
Estrutura secundária da raiz. O crescimento em espessura da raiz pode ser chamado de crescimento secundário, para distingui-lo do crescimento em extensão. Em linhas gerais, durante o crescimento secundário desenvolvem-se cilindros de células meristemáticas que permitem o surgimento de novos tecidos radiculares.
Como ocorre o crescimento secundário em algumas espécies?
Ao contrário do crescimento primário que está frequentemente presente em todas as espécies, o crescimento secundário nem sempre surge durante o desenvolvimento de certas espécies, como por exemplo espécies herbáceas. No entanto, espécies de herbáceas como o tomateiro e a cenoura podem apresentar crescimento secundário.
Como ocorre o crescimento primário e secundário nas plantas?
O crescimento primário e secundário ocorre nas plantas e permite que as plantas aumentem de tamanho permanentemente. Além disso, o crescimento primário e secundário ocorrem como resultado da rápida divisão celular nos tecidos meristemáticos. Além disso, em plantas lenhosas, o crescimento primário é seguido pelo crescimento secundário.