Como ocorre o processo de esporulação?

Índice

Como ocorre o processo de esporulação?

Como ocorre o processo de esporulação?

A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão em ambiente que ameaçam a sua sobrevivência, que não tem nutrientes suficientes para que cresçam e se reproduzam. ... Nesta fase também não ocorre a multiplicação e crescimento bacteriano.

Como ocorre a formação dos Endósporos bacterianos?

Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.

Quem se reproduz por esporulação?

Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos. Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose.

O que é esporulação dos fungos?

A esporulação é um tipo de reprodução assexuada realizada por diversas espécies de fungos, como o Rhizopus. Na esporulação, os fungos possuem estruturas chamadas de esporangióforos, que nada mais são do que hifas especiais que saem de determinados pontos do micélio.

Como ocorre a formação do esporo?

No processo de formação do esporo, o cromossomo duplica-se e uma das cópias cromossômicas produzidas é isolada do restante da célula e envolta por uma membrana plasmática. Após isso, há a formação de uma grossa parede em torno dessa membrana, constituindo o esporo (assim chamado porque se forma dentro da célula).

Qual é a função do esporo?

O esporo é uma das células reprodutoras produzidas pelas plantas, podendo permanecer inactivo durante o período de tempo necessário ao surgimento de condições climáticas propicias à sua germinação e desenvolvimento. Corresponde à unidade de dispersão produzida por reprodução assexuada.

Como é transmitida a doença de esporos?

Essa última doença bacteriana é transmitida por alimentos industrializados mal esterilizados (conservas, embutidos, enlatados). Nas condições anaeróbias em que o alimento de encontra, os esporos germinam e originam populações de bactérias, que produzem a toxina botulínica, letal se ingerida.

Como Combater a germinação de esporos?

Para combater a germinação de esporos e conservar os alimentos, são utilizadas substâncias conhecidas como conservantes químicos. Essas substâncias são, geralmente, ácidos orgânicos simples, tais como o ácido sórbico e o ácido benzoico.

Postagens relacionadas: