Como funciona o controle negativo do operon Lac?
Índice
- Como funciona o controle negativo do operon Lac?
- O que é regulação negativa?
- O que é controle transcricional?
- O que gera um mRNA Policistrônico no caso do operon Lac?
- Quais são os principais controle epigenético da expressão gênica?
- O que é o processo de metilação?
- Qual a diferença entre a expressão genética positiva e a gênica?
- Como é feita a regulação de genes negativos?
- Qual a definição da expressão gênica?
- Quais são as etapas do processo de expressão gênica?
Como funciona o controle negativo do operon Lac?
O operador é um sítio de regulação negativa ao qual se liga a proteína repressora lac. O operador se sobrepõe ao promotor, e quando o repressor lac está ligado, a RNA polimerase não consegue se ligar ao promotor e dar início à transcrição.
O que é regulação negativa?
Para alguns genes, para se iniciar a transcrição, é necessária a presença de um activador ligado ao operador. Para outros, será evitar a ligação de um repressor. Estes casos são referidos como regulação negativa porque é a ausência de uma proteína que permite que ocorra a transcrição.
O que é controle transcricional?
Base de regulação transcricional procariótica. São necessários dois tipos de interações DNA-proteína para uma transcrição regulada. Ambas ocorrem perto do sítio no qual começa a transcrição do gene. Uma desta interações DNA-proteína determina onde começa a transcrição.
O que gera um mRNA Policistrônico no caso do operon Lac?
Em procariontes, a organização gênica consiste em diversas sequências codificadoras sob o controle de um único promotor, o que gera um mRNA policistrônico. No caso do operon lac, os genes estruturais são responsáveis pela síntese de enzimas necessárias à captação e metabolização da glicose.
Quais são os principais controle epigenético da expressão gênica?
Os três principais mecanismos epigenéticos de controle da expressão gênica compreendem a modificação covalente do DNA e/ou das histonas (FIGURA 1), e o controle da expressão gênica mediado por microRNAs (miRNA) (MORRIS, 2005).
O que é o processo de metilação?
A metilação consiste na adição de um radical metil (CH3) no carbono 5 da base nitrogenada citosina que é seguida por uma base guanina (lembre-se que as bases nitrogenadas do DNA são: citosina, guanina, adenina e timina). Após a adição do radical metil, a base nitrogenada metilada passa a se chamar 5-metil-citosina.
Qual a diferença entre a expressão genética positiva e a gênica?
A principal diferença entre a expressão genética positiva e negativa é que na regulação positiva do gene, o factor transcricional se liga ao promotor do gene e facilita a ligação da ARN polimerase para transcrever o gene enquanto na regulação genética negativa , uma proteína repressora se liga ao operador do gene e previne a expressão gênica. 1.
Como é feita a regulação de genes negativos?
A regulação de genes negativos é um processo que reprime a expressão gênica. Fatores envolvidos : O controle positivo é feito por ativador ou a ligação do fator de transcrição com a região do promotor. O controle negativo é feito pela ligação da proteína repressora ao promotor ou ao local do operador dos genes.
Qual a definição da expressão gênica?
Definição de “Expressão Gênica”: é o processo em que a informação codificada por um determinado gene (sequências de nucleotídeos do DNA), é decodificada em uma proteína. Teoricamente, a regulação em qualquer uma das etapas desse processo pode levar a uma expressão gênica diferencial.
Quais são as etapas do processo de expressão gênica?
Cascatas de expressão gênica continuam ativas em cada indivíduo durante toda a sua vida. Para que um gene presente no núcleo se expresse, devem ocorrer as seguintes etapas: transcrição, processamento do transcrito, transporte para o citoplasma, tradução, endereçamento e ativação do polipeptídio formado.