Quais as formas de decomposição da luz?
Quais as formas de decomposição da luz?
A luz que mais se aproxima da normal é a violeta; em seguida são as cores: anil, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha. As cores que formam a luz branca são chamadas de espectro da luz. Na figura abaixo podemos ver a decomposição da luz branca em um prisma.
Quantas e quais são as cores da luz branca?
Embora saibamos que a luz branca é composta por uma infinidade de cores, tais cores de luz não têm o mesmo comportamento quando mudam de um meio de propagação para outro. A luz que mais se aproxima da normal é a violeta; em seguida são as cores: anil, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha.
Quais os componentes da luz?
As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização. No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor.
Qual o fenômeno da dispersão?
O fenômeno da dispersão pode ser mais bem observado quando a luz policromática, que se propaga no ar, incide obliquamente em um prisma de vidro. A decomposição da luz ocorre na face onde ela incide, sendo que a separação das cores (espectro aumentado) ocorre quando a luz se refrata novamente na outra face.
Como fazer um experimento sobre a dispersão da luz?
Experimentos sobre a dispersão da luz são fáceis de conduzir e, geralmente, têm baixo custo. Se você quer fazer um experimento que permita a visualização da dispersão da luz, sugerimos que você tenha: um prisma de acrílico ou vidro e uma fonte de colimada, como uma lâmpada fluorescente disposta atrás de um anteparo com uma pequena fenda.
Qual a dispersão dos raios de luz branca?
A dispersão dos raios de luz branca é responsável pelo espectro de luzes coloridas que aparece, por exemplo, pela passagem dessa luz por gotículas de água ou por um prisma e cristal trigonal. a) I e III. b) II e IV.
Qual o fenômeno de espalhamento da luz?
O espalhamento da luz é o fenômeno em que a luz incidente sobre uma partícula é reemitida em outras direções, mas com a mesma frequência. Entretanto, existe o fenômeno de espalhamento seletivo. Nesse fenômeno as partículas espalham, de maneira mais eficiente, determinadas frequências de luz.