O que é o fluxo reverso?
O que é o fluxo reverso?
O fluxo reverso trata da inversão dos fluxos, ele é a logística reversa, ou seja, o retorno de materiais ou produto, após a sua venda ou consumo, ao centro produtivo. O objetivo da utilização da logística reversa é reciclar, reparar ou recuperar produtos com avarias.
O que é logística reversa e exemplos?
Como o próprio nome já sugere, consiste em fazer produtos e sobras percorrerem o caminho inverso, agora indo do consumidor aos produtores. De maneira mais clara, é, por exemplo, a reciclagem de garrafas PET, a recolha de sucatas e outros materiais reaproveitáveis.
Como usar o fluxo reverso de produtos?
O fluxo reverso de produtos também pode ser usado para manter os estoques reduzidos, diminuindo o risco com a manutenção de itens de baixo giro. Esta é uma prática comum na indústria fonográfica. Como esta indústria trabalha com grande número de itens e grande número de lançamentos, o risco dos varejistas ao adquirir estoque se torna muito alto.
Como é o fluxo financeiro?
Também conhecido como fluxo de dinheiro, este fluxo é resultado direto dos outros dois fluxos logísticos, ele trata da parcela de dinheiro/capital que foi transferida entre fornecedor e cliente. No fluxo financeiro o dinheiro vem diretamente do cliente para a empresa.
Como ocorrem os fluxos de logística reversa?
No caso de embalagens, os fluxos de logística reversa acontecem basicamente em função da sua reutilização ou devido a restrições legais como na Alemanha, por exemplo, que impede seu descarte no meio ambiente.
Qual o exemplo de fluxo de informação?
Um exemplo de fluxo de informação é a utilização de ferramentas que permitem manter o cliente informado sobre o seu pedido, possibilitando o rastreamento da carga durante o todo o seu percurso, permite maior previsibilidade e planejamento para o cliente, e controle ao fornecedor, garantindo eficiência no fluxo de materiais.