Como os biofilmes bacterianos podem atuar na resistência aos antimicrobianos?
Índice
- Como os biofilmes bacterianos podem atuar na resistência aos antimicrobianos?
- Quais os principais mecanismos de resistência?
- Quais são os mecanismos de resistência microbiana de bactérias relacionados a troca de informações genéticas?
- Como ocorre a formação do biofilme?
- Como o biofilme pode se aderir?
- Quais são as características das infecções baseadas em biofilmes?
- Qual é o tratamento de infeções por biofilmes?
Como os biofilmes bacterianos podem atuar na resistência aos antimicrobianos?
Microrganismos associados a biofilmes reduzem significativamente sua taxa de crescimento, devido à escassez de oxigênio e de nutrientes, vivendo em fase estacionária de crescimento e por consequência a taxa de permeação dos antimicrobianos para as células é reduzida, gerando um fenômeno chamado tolerância.
Quais os principais mecanismos de resistência?
Os principais mecanismos de resistência são: inativação enzimática, alterações do sítio de ligação, alterações no sistema de transporte e bomba de fluxo.
Quais são os mecanismos de resistência microbiana de bactérias relacionados a troca de informações genéticas?
Os mecanismos responsáveis pela transferência de genes entre bactérias referentes à mesma geração são a transdução, transformação e conjugação, e os principais elementos genéticos envolvidos são os plasmídeos, integrons e transposons.
Como ocorre a formação do biofilme?
O primeiro passo na formação do biofilme é a adesão das bactérias planctônicas, ou seja, de vida livre à uma superfície e ocorre de forma aleatória, (Etapa 1 da Figura).
Como o biofilme pode se aderir?
O biofilme pode se aderir a superfícies abióticas (a= negação, Bio= vida; abiótico = “superfície sem vida”), como cateteres utilizados em tratamentos médicos ou bióticas (“bio = vida) como em dentes ou ainda tecidos e células. São estruturas dinâmicas que apresentam etapas de formação, como pode ser observado na figura abaixo.
Quais são as características das infecções baseadas em biofilmes?
As características importantes das infecções crónicas baseadas em biofilmes são a extrema resistência e tolerância aos antibióticos e a muitos outros agentes antimicrobianos convencionais bem como a capacidade extrema para evitar as defesas do hospedeiro.
Qual é o tratamento de infeções por biofilmes?
O tratamento de infeções por biofilmes é atualmente um desafio difícil e complicado para microbiologistas, clínicos, médicos e enfermeiros.