Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
Índice
- Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
- Como ocorre o controle hormonal do sistema urinário?
- Onde os hormônios atuam no sistema renal?
- Quais os hormônios envolvidos no transporte tubular renal?
- Quais são os hormônios produzidos pelo rim?
- Quais são os principais hormônios que agem no sistema urinário?
- Como ocorre o controle hormonal da reabsorção tubular?
- Quais são os hormônios secretados pelos rins?
- Qual a regulação da função renal?
- Como funciona o controle hormonal no organismo humano?
- Qual é a regulação da secreção de hormônios?
- Como os hormônios atuam no corpo?
Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
Dois hormônios atuam de maneira importante no controle do sistema excretor (urinário): hormônio antidiurético (ADH ou vasopressina) e aldosterona.
Como ocorre o controle hormonal do sistema urinário?
Controle da reabsorção de água O ADH é liberado pela hipófise, uma glândula do sistema endócrino. O hormônio atua nos dutos que deixam os néfrons, favorecendo a reabsorção e, assim, aumentando a quantidade de líquido que retorna ao sangue. Portanto, o resultado é a formação de uma urina mais concentrada.
Onde os hormônios atuam no sistema renal?
Outro hormônio que também atua nos rins em situações de baixa pressão sanguínea é o hormônio antidiurético (ADH), secretado pelo sistema hipotálamo-hipófise. Este hormônio aumenta a reabsorção de água da urina, diminuindo o volume urinário e aumentando o volume de líquido extracelular.
Quais os hormônios envolvidos no transporte tubular renal?
A ALDOSTERONA Esse hormônio age sobre as células principais dos túbulos coletores corticais e estimula as bombas (ou ATPases) sódio-potássio, na face basolateral da membrana do túbulo coletor cortical, fazendo com que haja a reabsorção de sódio em troca da secreção de potássio (imagem 19).
Quais são os hormônios produzidos pelo rim?
O Rim
- Controlam a pressão arterial, produzindo o hormônio renina.
- Produzem o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
Quais são os principais hormônios que agem no sistema urinário?
Existem dois importantes hormônios que costumam estar em quantidades elevadas durante a atividade física: a aldosterona e a vasopressina (hormônio antidiurético, ADH). Um terceiro hormônio, também importante, produzido pelos rins é a renina, resultante, essencialmente, da formação da angiotensina.
Como ocorre o controle hormonal da reabsorção tubular?
O balanço entre as forças hidrostáticas e oncóticas ao longo dos capilares peritubulares são determinantes na intensidade e regulação da reabsorção tubular, ocorrendo de forma semelhante ao ocorrido com a FG ao nível dos glomérulos.
Quais são os hormônios secretados pelos rins?
O Rim
- Controlam a pressão arterial, produzindo o hormônio renina.
- Produzem o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
Qual a regulação da função renal?
Os capilares que reabsorvem as substâncias úteis dos túbulos renais se reúnem para formar um vaso único, a veia renal, que leva o sangue para fora do rim, em direção ao coração. A regulação da função renal relaciona-se basicamente com a regulação da quantidade de líquidos do corpo.
Como funciona o controle hormonal no organismo humano?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o controle hormonal no organismo humano, afinal, é algo que influência no desenvolvimento do corpo ao longo da vida. Para te ajudar, respondemos 6 dúvidas frequentes sobre o assunto.
Qual é a regulação da secreção de hormônios?
A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.
Como os hormônios atuam no corpo?
Os hormônios agem especificamente sobre a atividade de determinadas células, órgãos ou sistemas e desempenham a função de controlar processos do organismo como o crescimento, o metabolismo, a reprodução, circulação sanguínea, respiração e manutenção térmica do corpo.