Como é o potencial de ação do músculo cardíaco?

Índice

Como é o potencial de ação do músculo cardíaco?

Como é o potencial de ação do músculo cardíaco?

Um potencial de ação cardíaco é uma breve alteração na voltagem (potencial de membrana) ao longo da membrana celular das células cardíacas. Esta alteração é causada pelo movimento de iões entre o interior e o exterior da célula, através de proteínas denominadas canais iónicos.

Qual a diferença do potencial de ação do músculo esquelético e cardíaco?

4.2.1 Células musculares As principais diferenças entre o músculo esquelético e o cardíaco não estão na bioquímica da contração, e sim nas propriedades do potencial de ação que inicia a contração.

Quando atinge os túbulos tô estímulo atinge o?

O potencial e o túbulo T Semelhante ao músculo estriado esquelético, esse estímulo atinge os receptores de diidropiridina, que detectam a alteração da voltagem e se acoplam aos receptores de rianodina ou canais libertadores de Ca2+.

Quais são as fases do potencial de ação cardíaco?

Fases do potencial de ação cardíaco. Diferente do potencial de ação do axônio, o potencial de ação cardíaco possui um platô de despolarização, o qual determina sua duração (entre 1 ms). Nesse platô podem ser distinguidas quatro fases, como ilustra a imagem a seguir:

Qual o potencial de ação do miocárdio?

O potencial de ação do miocárdio é composto por dois componentes que podem ser separados e cada resposta pode propagar-se de forma isolada. Esses dois componentes são chamados de rápidos e lentos, sendo que o componente rápido se assemelha muito ao potencial de ação encontrado nos nervos.

Quais são as conexões entre células cardíacas?

As conexões intercelulares entre células cardíacas são compostas por estruturas semelhantes a favos de mel, denominadas conexons, que não estão presentes ao longo de toda a membrana celular, mas que estão concentradas em junções comunicantes na região dos discos intercalados.

Quais são as fases do potencial de ação?

Fases do potencial de ação. O potencial de ação ocorre ao longo de uma série de fases, que vão desde a situação de repouso inicial até o envio do sinal elétrico e finalmente o retorno ao estado inicial. 1.

Postagens relacionadas: