O que é alteração do processamento auditivo central?
Índice
- O que é alteração do processamento auditivo central?
- Como ocorre o processamento auditivo?
- Como funciona o processamento auditivo central?
- Quando fazer exame de processamento auditivo central?
- Como é feito o exame DPAC?
- Qual o tratamento para processamento auditivo central?
- Quem realiza o exame de processamento auditivo central?
O que é alteração do processamento auditivo central?
O Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC pode ser descrito como uma dificuldade que o sujeito tem em lidar com as informações que chegam através da audição. É um transtorno funcional da audição, no qual o indivíduo detecta os sons normalmente, mas tem dificuldades em interpretá-los.
Como ocorre o processamento auditivo?
Processamento auditivo refere-se à forma pela qual o Sistema Auditivo Central analisa e interpreta os sons que ouvimos. Todos os sons que ouvimos, para que sejam compreendidos, devem ser traduzidos pelo nosso cérebro.
Como funciona o processamento auditivo central?
O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou.
Quando fazer exame de processamento auditivo central?
Avaliação do PAC (Processamento Auditivo Central)
- Falta de atenção.
- Audição seletiva (só ouve quando interessa)
- Dificuldade escolar.
- Alterações na fala.
- Ouve sem compreender o que ouviu.
- Incomodo em locais ruidosos e dificuldade de concentração em locais ruidosos.
Como é feito o exame DPAC?
O exame para detectar o DPAC é realizado em cabine acústica e, durante a avaliação, o profissional também utiliza o audiômetro (instrumento elétrico capaz de medir os limites de audição) e um tocador de CD e/ou MP3 player, para a realização dos estímulos acústicos necessários.
Qual o tratamento para processamento auditivo central?
O tratamento para o problema auditivo é específico para cada pessoa e envolve treinamento auditivo, intervenções na escola, em casa e com todos que convivem com a pessoa. Para superar a dificuldade auditiva, o paciente pode realizar uma terapia de audição com o fonoaudiólogo.
Quem realiza o exame de processamento auditivo central?
Em casos de suspeita de DPAC, o otorrinolaringologista deve ser procurado. No entanto, outros profissionais também podem fazer encaminhamento para o exame do PAC. É o caso de fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras, neurologistas, entre outros.